Você está aqui

Recuperação da indústria gaúcha avança no trimestre

A atividade industrial gaúcha cresceu 2,1% no terceiro trimestre de 2010, em comparação com o segundo trimestre, sem os efeitos sazonais. "Apesar de ter avançado em um ritmo mais moderado nesse período, o setor está em contínua recuperação das perdas provocadas pela crise econômica mundial. A retração do mercado externo e a valorização do câmbio são os principais elementos inibidores de uma retomada mais consistente", disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, nessa quinta-feira (4).

Todas as seis variáveis que compõem o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) da FIERGS expandiram no terceiro trimestre: Compras de Insumos e Matérias-primas (3%), Massa Salarial (2,8%) Horas Trabalhadas na Produção (2,2%), Faturamento (1,7%), Emprego (1,6%) e Utilização da Capacidade Instalada (1%). De acordo com Tigre, o mercado interno aquecido tem sido o grande propulsor da atividade do setor.

Quando apenas setembro é avaliado, ante o mesmo período de 2009, o IDI-RS apresenta uma majoração de 7,4%. A Massa Salarial real paga pela indústria foi o destaque do mês, com crescimento de 11,6%. Com esta performance, o índice é o primeiro do levantamento mensal da FIERGS a retornar ao nível pré-crise de 2008. Nessa base de comparação, os setores que mais impactaram no resultado positivo do IDI-RS foram Veículos Automotores (32,7%), Máquinas e Equipamentos (21,4%), Produtos de Madeira (13,4%), Móveis (11,7%), Couro e Calçados (10,5%), Produtos de Metal (8,3%) e Metalurgia Básica (7,8%).

Em relação a agosto, retiradas as influências sazonais, ocorreu uma leve desaceleração em setembro (-0,2%), significando uma acomodação no desempenho do setor e não uma interrupção do processo de recuperação.

Publicado quinta-feira, 4 de Novembro de 2010 - 0h00