Renovação do SGP evitará perdas na exportação gaúcha

A renovação dos benefícios contidos no Sistema Geral de Preferências dos Estados Unidos evitará perdas importantes no mercado norte-americano para os exportadores gaúchos, segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A FIERGS, juntamente com outras entidades da indústria brasileira, participou das negociações no Congresso norte-americano, onde havia a ameaça de extinção do SGP. Na ocasião, um técnico do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da entidade, coordenado por Cezar Müller, viajou aos Estados Unidos e durante dois dias participou de 17 audiências com parlamentares. Agora, três meses depois, o Congresso aprovou o projeto que prorroga o SGP até 2008.

O presidente em exercício da FIERGS, Bolivar Moura, disse que a decisão de prorrogar o SGP foi sensata. ¿Em termos de Brasil, as exportações de produtos enquadrados no SGP somaram US$ 3,6 bilhões em 2005 e US$ 3,1 bilhões de janeiro a outubro do corrente ano. Sem o SGP, as perdas brasileiras poderiam chegar a US$ 400 milhões¿,disse.

Na próxima segunda-feira,18, a FIERGS receberá o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel. Ele terá um encontro com industriais gaúchos, em reunião-almoço coordenada pelo vice-presidente da entidade, Astor Schmitt. Os Estados Unidos são o maior mercado de destino das exportações gaúchas.

Publicado quarta-feira, 13 de Dezembro de 2006 - 0h00