RS tem o melhor dos melhores

A delegação do Rio Grande do Sul volta nesta segunda-feira da Olimpíada do Conhecimento com 10 medalhas na bagagem, entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). São quatro de ouro (Mecatrônica, Impressão Off Set e Design Gráfico, do Senai, e Cozinha, do Senac), duas de prata (Instalações Hidráulicas e a Gás, do Senai, e Cabeleireira, do Senac) e quatro de bronze (Panificação para Deficientes Intelectuais, Confecção de Calçados, Robótica Móvel e Aplicação de Cerâmica, todos do Senai). Além disso, a dupla de Mecatrônica, Henrique Baron e Maurício Toigo, foi a que mais pontuou, e seus dois alunos foram considerados os melhores da competição.

O coordenador geral da Olimpíada do Conhecimento no Rio Grande do Sul, Claiton Costa, avaliou como positivo o resultado do Rio Grande do Sul. "Temos sempre que ter uma meta maior para a próxima competição", lembrou, destacando o trabalho dos alunos e instrutores. Empolgados com os três troféus, além da medalha de ouro (melhor desempenho na ocupação, melhor desempenho da delegação e melhor desempenho da Olimpíada do Conhecimento), os dois jovens do Centro Tecnológico de Mecatrônica de Caxias do Sul, já pensam no futuro. "Agora, precisamos nos preparar para a seletiva que começa em janeiro e que definirá quem irá para o Worldskills 2013, em Leipzig na Alemanha", antecipam.

A 7ª Olimpíada do Conhecimento reuniu 640 competidores de 26 Estados e do Distrito Federal, que disputaram 54 ocupações (sendo 50 da indústria e quatro do setor de comércio e serviços), durante os quatro dias de prova, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. O evento recebeu 250 mil pessoas, entre 13 e 17 de novembro. O encerramento ocorreu na noite deste domingo, no Ginásio Poliesportivo de Barueri.

Os vencedores (primeiro e segundo colocados) de cada prova continuarão o treinamento e, em janeiro, farão nova seletiva para definir quem participará do WorldSkills, competição internacional de ensino técnico e profissional, que será realizado em julho em Leipzig, na Alemanha. A chegada da delegação está programada para as 16h desta segunda-feira, no Aeroporto Salgado Filho.

Os medalhistas gaúchos são:

Ouro

Mecatrônica − Henrique Baron e Maurício Toigo

Impressão Off Set − Lucas Cardoso

Design Gráfico − Ricardo Calvi

Cozinha (Senac) - Elisa Maffessoni

Prata

Instalação Hidráulica e à Gás − Pablo Facchin

Cabeleireira (Senac) − Caroline Armendaris

Robótica Móvel − Kent Machaca e Lineker da Silva

Aplicação de Cerâmica − Emanuel Aguillar

Confecção de Calçados − Mateus Bittencourt

Panificação para deficientes mentais − Frederico Junior Chaves

Projeto do RS é terceiro no Inova Senai

O projeto Estudo da Aplicação de Biogás gerado em Curtumes foi o terceiro colocado na categoria processo do Inova Senai. O projeto, do aluno Clóvis Heiden da Cruz , com orientação da docente Janete Schneider, do Centro Tecnológico do Couro de Estância Velha, tem três benefícios: redução do volume de lodo primário, a geração de energia e a recuperação de subprodutos. O aluno explica que o lodo primário pode ser transformado em biogás, por meio da biodigestão e gerar subprodutos no processo. A energia pode ser usada no próprio curtume ou na comunidade e chega a dimiuir 80% do passivo ambiental. "É um projeto viável economicamente, socialmente justo e ambientalmente sustentável", afirma ele. A premiação aconteceu no sábado.

Publicado segunda-feira, 19 de Novembro de 2012 - 0h00