Você está aqui

Saneamento é tema de debate

Entre as Metas de Desenvolvimento do Milênio, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) a serem cumpridas até 2015, reduzir pela metade a proporção da população sem acesso permanente à água potável e a melhores serviços de saneamento aparece como peça-chave. Nesse contexto, a FIERGS, por meio do Conselho de Infra-estrutura (Coinfra), realizou nesta quarta-feira (19) encontro com o tema saneamento ambiental. Participaram da reunião o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, o coordenador do Grupo Temático de Saneamento do Coinfra, Alexandre Beck de Souza, e conselheiros da entidade.

A apresentação do secretário focou dois pontos: os investimentos para o Rio Grande do Sul, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a implantação da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), edição 2008, em parceria com o IBGE. Tiscoski afirma que "o Rio Grande do Sul já tem um investimento de R$ 1,59 milhão do PAC, que contempla redes de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário e despoluição de rios". As obras são para Porto Alegre, municípios da Região Metropolitana e cidades do interior do Estado.

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, que irá mapear as demandas para o setor, está em sua quinta edição. O último resultado, referente ao ano de 2000, mostrou avanços pequenos na área, se forem comparados a outros segmentos, como a tecnologia. "A conclusão desta pesquisa, prevista para dezembro de 2009, nos mostrará um diagnóstico da realidade brasileira, e nos indicará com maior precisão as ações que devem ser executadas", falou Tiscoski. Atualmente, cerca de 1.000 recenseadores do IBGE estão realizando coleta de dados em todo o país. "A participação da sociedade é fundamental, tanto nesta pesquisa quanto em programas educativos", complementou.

Alexandre Beck de Souza disse que o interesse da FIERGS em debater o tema surgiu a partir da necessidade de conhecer melhor determinados aspectos da legislação, bem como iniciativas para o segmento. "As ações de saneamento geram um número significativo de empregos, o que move a economia como um todo. Nossa expectativa é que a crise econômica não interfira nesses investimentos no ano que vem", afirmou. Sobre as iniciativas adotadas pela FIERGS, Souza salientou que "a entidade tem o objetivo de observar o que está sendo feito no Brasil e, dessa forma, se alinhar com os bons resultados e melhorar o restante das propostas. Com relação às indústrias, é importante que adotem um modelo eficiente de gestão e possam investir em inovação, no que diz respeito aos resíduos da produção".

O secretário Tiscoski anunciou, ainda, o evento Brasil no Ano Internacional do Saneamento, que ocorre nos dias 4 e 5 de dezembro, em Brasília. O objetivo é sensibilizar gestores e sociedade com relação à importância do saneamento para melhorar as condições de saúde e desenvolver a economia.

Publicado quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 - 0h00