Seis alunos do Senai-RS representarão o Brasil na Worldskills de Abu Dhabi

No dia 9 de outubro, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) embarcam para Abu Dhabi, onde participam da 44ª edição da WorldSkills, a competição internacional de profissões técnicas que ocorre a cada dois anos em um país diferente. Do Senai-RS, seis alunos representam o País: Gustavo Andreola e Lucas Tochetto (Mecatrônica), Murilo Antunes da Silva (Tecnologia em Midia Impressa), Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske (Robótica Móvel) e Andrei Chiesa (Joalheria). A meta é manter o Brasil no topo do pódio do torneio, já que a delegação do País foi a grande campeã da última edição, realizada em 2015, em São Paulo. Os jovens brasileiros ficaram à frente de representantes de nações que são referência educacional, como Coreia do Sul e Alemanha. A delegação brasileira neste ano contará com alunos do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Educação. O Senac-RS também estará presente nas ocupações Cozinha (Gérson Nunes), Cabeleireiro (Vitória Menezes) e Cuidados de Saúde e Apoio Social (Júlia Ribeiro).

A competição será realizada de 15 a 18 de outubro, com 1.264 jovens de 68 países em 51 ocupações técnicas. Os competidores são estudantes de cursos de educação profissional de até 22 anos de idade no ano em que se realiza o torneio. Nas provas, realizadas durante quatro dias, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria, entre outras. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

PRÊMIOS
As medalhas de ouro, prata e bronze são oferecidas aos competidores mais bem colocados em cada uma das modalidades. Os competidores que pontuam acima da média recebem uma medalha de excelência. O competidor que obtém a maior nota entre todos os competidores é agraciado com o prêmio Albert Vidal, oferecido desde 1995, que homenageia o fundador da organização pela dedicação ao desenvolvimento de competências técnicas pelo mundo. Os países participantes não recebem prêmios, mas a WorldSkills International divulga rankings das nações, o que propicia às delegações a avaliação de seu desempenho nas diferentes edições da competição.

TREINAMENTO
O Senai é a entidade brasileira associada à WorldSkills International responsável por garantir que o processo seletivo no país siga as regras mundiais. É a instituição que treina também a maior parte da delegação brasileira que irá a Abu Dhabi. Neste momento, instrutores da instituição preparam 50 jovens de 44 profissões em quatro centros de referência montados em Brasília (38 ocupações), Joinville (quatro ocupações), Porto Alegre (Impressão Offset) e Curitiba (Tecnologia da Água). O grupo selecionado para o treinamento foi escolhido depois de uma bateria de provas em 32 cidades. Participaram das seletivas regionais 407 alunos do Senai. Após serem selecionados, os jovens passam, durante um ano, por rigoroso treinamento técnico, físico e comportamental, que conta também com palestras motivacionais.

Devido ao sucesso do treinamento oferecido à delegação campeã em 2015, o Senai também foi contratado pela Rússia para treinar um grupo de 37 competidores e instrutores que irá a Abu Dhabi. A preparação da delegação russa para a WorldSkills está sendo feita em três etapas, que envolveram o envio de instrutores do Senai à Rússia e o treinamento da equipe no Brasil, em seis centros de referência da instituição em Bauru (SP), Brasília, São Paulo, Joinville (SC), Caxias (RS) e Guaporé (RS) entre março e abril. A preparação envolve competidores e instrutores de sete ocupações: Mecatrônica, Eletrônica, Web Design, Design Gráfico, Joalheria, Manufatura Integrada e Tecnologia da Moda. O objetivo da delegação russa é melhorar posições no ranking nesta edição. No último torneio, a Rússia não conseguiu nenhuma medalha. Mas o grande objetivo dos russos é repetir o feito dos brasileiros e serem campeões em casa. Em 2019, a competição ocorrerá na Rússia, na cidade de Kazan.

Publicado segunda-feira, 25 de Setembro de 2017 - 12h12