Até esta quinta-feira, às 17h, quatro alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Tecnologia de Mídia Impressa estarão competindo para ser o representante do Brasil na WorldSkills 2019, que será realizada na Rússia. A Seletiva WorldSkills 2019 está sendo realizada no Senai Artes Gráficas, em Porto Alegre. Além da gaúcha Andressa Batista de Souza, participam da competição em Tecnologia de Mídia Impressa, Adriel Lima, de Alagoas; Jonathan de Oliveira, de Minas Gerais; e Murilo Moreto Bonetti, de São Paulo.  O Rio Grande do Sul teve os três últimos campeões brasileiros nesta profissão, sendo que dois deles foram campeões mundiais. A premiação ocorrerá na sexta-feira (20), pela manhã.

As Seletivas WorldSkills 2019 estão sendo realizadas em 28 cidades, conforme a ocupação – são 36 no total. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. O coordenador técnico das Seletivas, José Luis Gonçalves Leitão, destacou que este ano as provas tem um diferencial em relação não só às edições nacionais, mas também à própria competição internacional. “Vamos avaliar as habilidades que se deve ter no mundo do trabalho. O produto final deve atender aos padrões da indústria, não apenas do ensino”, relata ele.  Conforme Leitão, o produto final deverá estar pronto para o mercado.

Outra mudança, segundo explica o avaliador líder Douglas Moura, é a relação entre os módulos da competição. O trabalho realizado no primeiro módulo, dará sequência ao segundo e assim sucessivamente. “Se o resultado não for bom em alguma etapa, terá consequência na próxima”, ressalta.

Esta semana, além de Tecnologia em Mídia Impressa, estão acontecendo os certames de Tornearia CNC (Álisson de Moura – Senai Sapucaia do Sul), em Santa Bárbara do Oeste (SP); Fresagem CNC (Alessandro dos Santos – Senai Sapucaia do Sul), em Campinas (SP); Carpintaria de Telhados (Dionatan Melo Correa – Senai São Leopoldo), em Imperatriz (MA); Construção de Estruturas Metálicas (Vinícius Gomes – Senai Sapucaia do Sul), em Imperatriz (MA); Tecnologia da Moda (Gabrieli Dall ‘ Agnol – Senai Guaporé), em Blumenau (SC) e Aplicação de Revestimentos Cerâmicos (Guilherme Dias – Senai Passo Fundo), em Brasília (DF). As seletivas estão acontecendo desde junho. Até agora o Senai gaúcho conquistou um ouro (Robótica Móvel), três pratas (Jardinagem e Paisagismo, Design Gráfico e Pintura Decorativa) e um bronze (Logística).

As seletivas escolhem os melhores alunos do Brasil que vão representar o País no Worldskills 2019, na Rússia, torneio internacional de profissões. Na última edição, em 2017, o Senai gaúcho teve seis alunos representando o País em quatro ocupações. Conquistaram o ouro em Mecatrônica (Gustavo Andreola e Lucas Tochetto) e Tecnologia em Mídia Impressa (Murilo Antunes da Silva), prata em Joalheria (Andrei Chiesa) e certificado de excelência em Robótica Móvel (Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske). O Brasil ficou em segundo lugar.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 18 de Julho de 2018 - 14h14