Você está aqui

Senai gaúcho será representado em duas ocupações no Worldskills 2015

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) será representado em duas modalidades profissionais na 43ª edição do Worldskills Competition, que ocorre entre 11 e 16 de agosto, em  São Paulo: Diego Basso e Mateus Gaspary, da ocupação de Mecatrônica, do Centro Tecnológico de Mecatrônica Senai, de Caxias do Sul; e Victor Bernardo, de Tecnologia de Mídia Impressa,  do Centro de Educação Profissional Senai de Artes Gráficas, de Porto Alegre, tiveram seus nomes confirmados nesta sexta-feira pelo Senai Nacional.

O Worldskills Competition é a maior competição de educação profissional do mundo, e é realizado a cada dois anos desde 1950. Na capital paulista, serão mais de 1.2 mil competidores, de 63 países, que se dividirão entre 50 ocupações diferentes relacionadas a profissões técnicas. A delegação brasileira terá 56 integrantes. A competição, que tem um público estimado em 200 mil pessoas, ocupará 213 mil metros quadrados do Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções. Na competição, que ocorre ela primeira vez na América Latina, os competidores, com idade entre 16 e 22 anos, simulam desafios de suas profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações.

Um dos objetivos principais do Worldskills é promover a importância da educação profissional como instrumento de transformação socioeconômica. Quem organiza a Competição é o Senai, que possui um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo, e também a WorldSkills International, organização global, atualmente com 74 países e regiões membros, que promove educação e formação de serviços técnicos e sociais. Aproximadamente 17 mil pessoas estão envolvidas na organização do evento. Na última edição, realizada na Alemanha, em 2013, o Brasil levou sua maior delegação ao evento desde 1983, ano de início da participação na disputa mundial. Foram 41 competidores de todo o país distribuídos em 37 ocupações. Os brasileiros ganharam 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 15 certificados de excelência.

Outro representante gaúcho em 2015 será Ricardo Dornelles, da ocupação Cozinha, do Senac.

 

Publicado sexta-feira, 22 de Maio de 2015 - 17h17