O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) inaugurou nesta quinta-feira (30) as novas instalações de suas unidades em Panambi e Passo Fundo, com a presença do presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller. “Estes investimentos foram realizados com o objetivo de oferecer estruturas tecnológicas atualizadas que contribuam para a competitividade dos produtos fabricados no Rio Grande do Sul”, destacou ele.

De acordo com Müller, os novos espaços possibilitam e potencializam a ampliação de atendimento das demandas da região, como também a oferta de novos cursos. “Os industriais são otimistas por natureza e continuam acreditando no Brasil e nos brasileiros. Certamente, todos precisamos aprender com nossas crises e reerguer a nação”, declarou o presidente da FIERGS.

Já o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, lembrou que, além da modernização das estruturas, há investimentos em mobilidade, por meio de unidades móveis, e da virtualidade, com cursos EAD, atingindo cada vez mais municípios e “alcançando seu objetivo de contribuir para o aumento da competitividade da indústria”.

Em Panambi (foto abaixo), onde o Senai-RS está desde 1989, já podem ser atendidos até 1,5 mil alunos. A infraestrutura compreende nove laboratórios de tecnologia em diversas áreas, salas de aula, robótica, informática, sala de reunião e espaço administrativo, e se adapta para atender às demandas da indústria 4.0. Atuando em educação para o trabalho e formação inicial continuada, desenvolve cursos nas áreas de tecnologia da informação (desenhos em CAD), metrologia, tolerância geométrica, conformação, usinagem, solda, pintura industrial, injeção de plástico, programação e operação de robô de solda, área de automação eletro-hidráulica e eletropneumática, manutenção industrial e área administrativa. Ainda oferece soluções em tecnologia, através de Consultoria em Processo Produtivo (Lean Manufactoring).

O presidente do Conselho Consultivo do Senai de Panambi, Ingomar Brune, destacou a contribuição da instituição e do Sistema FIERGS no desenvolvimento do município e da região. “O Senai-RS não só acompanha as tendências, como também conduz as empresas para as novas tecnologias”, afirmou.

PASSO FUNDO
A unidade de Passo Fundo (foto acima), localizada na rua Erechim, 59, já pode atender até 1 mil alunos nas áreas de aprendizagem, iniciação, aperfeiçoamento e qualificação industrial. São seis laboratórios de tecnologia, salas de aula, de robótica Lego Education, de informática, de reunião e espaço administrativo. As áreas com maior demanda são tecnologia da informação, refrigeração e climatização, automotivo, automação, soldagem, projeto e controle metrológico, metalmecânica, eletroeletrônica, construção civil e gestão.

As duas novas sedes foram construídas com total acessibilidade, planejadas de acordo com as leis ambientais, com captação e utilização da água da chuva, ampla iluminação natural, sistemas de exaustão dos laboratórios e sistemas de proteção.

Cerimônia de inauguração contou com o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller

Crédito fotos: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 30 de Março de 2017 - 17h17