O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS)  busca por meio da virtualidade, com os cursos EAD, e pela mobilidade, com as unidades móveis, atingir um número cada vez maior de municípios. “Hoje 99,66% da arrecadação líquida do Senai é oriunda de municípios atendidos pela instituição”, destaca o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. Ele salienta que este ano foram 400 municípios, de um total de 497, com atendimento da instituição. “O Senai-RS  prepara o profissional para um novo cenário, com mais automação. As novas tecnologias educacionais estão presentes nos cursos do Senai presenciais e EAD com realidade virtual, simuladores e óculos de 360°”, ressalta. Em 2017, o Senai-RS registrou mais de 88 mil matrículas, sendo 31 mil em cursos a distância.

A qualidade da educação do Senai gaúcho foi mostrada na 44ª edição da WorldSkills, realizada em outubro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e premiou a dupla de Caxias do Sul Gustavo Andreola e Lucas Tochetto (Mecatrônica) e o aluno de Porto Alegre Murilo Antunes da Silva (Tecnologia em Mídia Impressa) com o ouro. Andrei Chiesa (Joalheria), de Guaporé, foi prata e a dupla da Robótica Móvel, de Santa Cruz do Sul, Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske, recebeu o certificado de excelência. Os gaúchos integraram a delegação brasileira que levou sete ouros, cinco pratas e três bronzes, além de 26 certificados de excelência. Eles competiram com 1,2 mil jovens de 67 países em 52 ocupações técnicas.

Outro ponto referido por Trein é o trabalho dos institutos Senai. Os dois Institutos Senai de Inovação (Engenharia de Polímeros e de Soluções Integradas em Metalmecânica) foram inaugurados e já são agentes Embrapii. “Ambos têm projetos de inovação que podem ser subsidiados. Ainda há o edital da indústria que tem parcerias com empresas de diversas empresas do Brasil”, afirma. O Senai-RS também inaugurou este ano as instalações dos institutos Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, Mecatrônica e Alimentos e Bebidas e as unidades de Passo Fundo e Panambi.

Foram realizados em 2017 10,6 mil atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação para 2,6 mil empresas e envolvendo 160 mil horas técnicas. “Os institutos contam com equipamentos de ponta e pessoal preparado para apoiar as indústrias de qualquer parte do Brasil. O Senai-RS busca induzir a inovação e fomentar soluções adequadas às demandas  e aos desafios da indústria”, lembra Trein.

O Senai-RS também iniciou a execução do projeto para implantar um centro de formação profissional no Haiti, fruto de acordo de cooperação técnica entre Brasil e aquele país, nos moldes das escolas da instituição. Pelo acordo firmado com o Ministério das Relações Exteriores, governo do Haiti, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o país contará com a expertise brasileira para qualificar profissionais que serão importantes para a reconstrução do país, atingido por um furacão, em 2016.

Publicado quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017 - 15h15