Você está aqui

Senai-RS, CEEE e Ceasa assinam projeto para desenvolvimento de usina de biogás

Foi assinado na tarde desta terça-feira (22) um projeto para o desenvolvimento de uma Usina Modular de Biogás de 660 KVA com gerenciamento remoto, atendendo os conceitos de Smartgrid, pelo Senai-RS, Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE) e Ceasa. A usina dará destino energético a 7,2 milhões de toneladas/ano de resíduos da Ceasa.

A novidade está na tecnologia do Senai, por meio do Conselho Nacional de Tecnologias Limpas (Senai CNTL), Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas (Ceta Senai), Escola Senai Nilo Bettanin e pela Faculdade Senai de Tecnologia, que desenvolveu uma bactéria especificamente para deteriorar hortifrutigranjeiros. "Este projeto tem sustentabilidade ambiental, social e econômica", afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, ao assinar o projeto.

Além da energia gerada (660KVA), suficiente para um condomínio com cerca de 250 habitantes, com a usina, que vai ficar dentro da Ceasa, não será mais preciso o deslocamento do transporte dos resíduos para o aterro sanitário, evitando também a emissão de 38 toneladas de carbono/ano. O presidente da Ceasa, Paulino Donatti, lembrou que é um trabalho de complementariedade. "Este projeto será um exemplo para todo o Brasil", enfatizou o diretor de planejamento da CEEE, Luiz Antônio Tirello.

A implantação do projeto deverá acontecer em cerca de três anos.

Publicado Terça-feira, 22 de Outubro de 2013 - 0h00