Você está aqui

Serviço Social da Indústria completa 70 anos no dia 1º de julho

 
Faltam 70 dias para o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) completar 70 anos. Neste período, a indústria brasileira evoluiu e a instituição continuou cumprindo seu papel de contribuir para o bem-estar do trabalhador e, consequentemente, para o aumento da competitividade industrial. Com o propósito de buscar a transformação social, induzindo a competitividade da indústria e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores, o Sesi atua com foco na Educação, Segurança e Saúde do Trabalho e Promoção da Saúde ampliando sua atuação por meio da virtualidade e mobilidade.
 
Na Educação, o Sesi atua na educação básica e continuada buscando preparar as pessoas para a vida em sociedade e para o mundo do trabalho. A área engloba a educação infantil, de jovens adultos e ensino médio, além da educação continuada como idiomas e informática, educação para o mundo do trabalho e infanto juvenil (no contraturno da escola). O Sesi também trabalha com programas de Promoção da Leitura, por meio de bibliotecas, Indústria do Conhecimento (espaços multimeios em parceria com prefeituras), Sesi Imaginação (displays de livros nas indústrias) e o Centro Cultural Sesi.
 
Em Segurança e Saúde no Trabalho, o Sesi já conta com o título de Centro Colaborador em SST da Organização Mundial da Saúde. Somente duas instituições nacionais e 60 internacionais têm essa designação. O principal objetivo é a prevenção, e neste sentido o Sesi-RS disponibiliza vários programas, além de dez unidades móveis para a área, cursos de Cipa, o Centro de Referência Sesi em Segurança e Saúde do Trabalho e o Instituto Sesi de Inovação em Gestão de Fatores Psicossociais. Conta ainda com a Odontologia, por meio de suas 20 unidades móveis que vem atingindo maior número de indústrias em todo o Estado, alcançando mais trabalhadores.
 
Na Promoção da Saúde, o Sesi contribui para a construção de ambientes de trabalho saudáveis e para a saúde integral dos trabalhadores. Com o foco na indústria, busca capacitar os trabalhadores para um comportamento saudável pautado nas suas múltiplas dimensões respeitando as interações com o meio, com a família e o trabalho. Atua em eixos relacionados com a alimentação saudável, atividade física, relações humanas e saúde bucal. Assim, as atividades podem acontecer na indústria e em seus centros de atividades com uma equipe multidisciplinar.  Ainda se destaca a campanha da vacinação contra a gripe, que imuniza 150 mil trabalhadores.
 
“O papel do Sesi, nestes 70 anos, foi sempre de colaborar com as indústrias, no sentido de criar um ambiente saudável para o trabalhador. Buscamos por meio destes focos contribuir para o desenvolvimento de espaços seguros e saudáveis, onde o trabalhador esteja apto a atuar nesta sociedade mais tecnológica, condição fundamental para o aumento da competitividade”, destaca o diretor-superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.
 
Publicado sexta-feira, 22 de Abril de 2016 - 15h15