Você está aqui

Sesi Crescendo com Arte começa na terça-feira

O Programa Sesi Crescendo com Arte ao completar 16 anos ganha um novo formato. Com o mesmo objetivo, de dar oportunidade às crianças à vivência com a arte, à informação, ao desenvolvimento do gosto estético e ao aprimoramento da sensibilidade, o programa vai concentrar as apresentações em duas etapas, junho e outubro. A primeira etapa vai acontecer nos 18, 19 e 20 de junho, com o espetáculo O Príncipe da Dinamarca, inspirado em Hamlet de William Shakespeare, pela Cia Vagalum Tum Tum, apresentado em dois horários às 10h e às 15h, no Teatro do Sesi.

A peça inicia em uma noite escura, quando dois coveiros são surpreendidos pelas caveirinhas dos personagens de Hamlet, que decidem elas mesmas representarem a história de Shakespeare. O então príncipe da Dinamarca recebe a visita do fantasma de seu pai, que conta a verdade sobre sua morte: ele havia sido assassinado por Claudio e faz com que Hamlet prometa que vingará sua morte. Para dar cabo ao seu plano de vingança, Hamlet finge-se de louco, mas ainda tem dúvida se deve ou não acreditar nas palavras do fantasma. Para ter certeza, pede a um grupo de atores que represente para Claudio a história contada pelo fantasma. A reação perturbada de Claudio denuncia sua culpa e Hamlet agora sabe que o fantasma disse a verdade. Claudio fica sabendo que Hamlet sabe de tudo e planeja acabar com ele. Ele trama a ruína de Hamlet por meio de intrigas e estratagemas que causam a morte de Ofélia, namorada de Hamlet e de seu pai Polônio. Claudio convence Laertes, irmão de Ofélia, a vingar a morte de seu pai e de sua irmã, desafiando Hamlet para um duelo de brincadeirinha, mas envenena a espada de Laertes que acaba por ferir mortalmente Hamlet. Laertes também é ferido pela própria espada e arrependido conta a Hamlet o plano de Claudio que também é ferido pela espada envenenada e todos se transformam em caveirinhas. A peça recebeu o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Trabalho para o Público Infanto-Juvenil 2011 e Prêmio FEMSA 2011 de Melhor Texto Adaptado e de Melhor Ator Coadjuvante.

O Sesi Crescendo com Arte, criado em 1997, desenvolve ações educativas gratuitas, dirigidas a um público com idade entre 7 e 14 anos. Desde então, deu oportunidade para crianças e adolescentes de entrar em contato com diversos espetáculos artísticos, favorecendo o desenvolvimento sociocultural, despertando o interesse pela arte e contribuindo para a formação de uma plateia participativa e crítica. São cerca de 650 escolas cadastradas, sendo que até hoje mais de 150 mil estudantes participaram. As escolas já cadastradas serão convidadas na modalidade de rodízio e escolas que ainda não participam desta atividade, proporcionada pelo Sesi-RS, podem se inscrever e cadastrar pela Central de Atendimento 0800518555.

Publicado sexta-feira, 14 de Junho de 2013 - 0h00