Sesi lança campanha Não desvie o Olhar

Com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, foi lançada nesta quarta-feira, em Porto Alegre, a campanha Não Desvie o Olhar, promovida pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria, a Frente Nacional de Prefeitos e a Prefeitura da Capital. A iniciativa, lançada em 5 de dezembro do ano passado no Brasil, tem o objetivo de servir de alerta à população e aos turistas sobre o risco do crescimento de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo. Além disso, visa conscientizar a população sobre as medidas judiciais que serão aplicadas a quem cometer esses crimes.

Uma das motivações para a iniciativa foram os dados registrados na Copa do Mundo ocorrida na África do Sul, onde os casos de exploração de menores cresceram 30% durante o evento. "Isso não é uma causa de uma cidade, de um Estado ou apenas do Brasil. É de todos nós ou perderemos essa guerra de combate à violência contra as crianças e os adolescentes", alertou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. O prefeito José Fortunati destacou que "todos estamos de braços abertos para receber, não somente durante a copa, mas em todos os eventos, os turistas do mundo todo. Mas para que venham pra cá fazer um turismo alegre, saudável, que possam usufruir das belezas naturais, da boa culinária e da nossa cultura, deixando de lado essa violência contra o ser humano".

Em Porto Alegre, foram capacitados funcionários que já irão trabalhar no Porto Seco durante o Carnaval de 2014. A ação se estenderá para mais 20 cidades do Estado. A campanha é coordenada pela rede End Child Prostitution and Trafficking (ECPAT). Ainda neste mês, a mensagem da campanha começará a ser expandida em locais onde haverá grande movimentação de turistas. Na capital gaúcha, a divulgação será feita por meio de cartazes, faixas, redes sociais e panfletos distribuídos em lugares de ampla circulação.

Publicado quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2014 - 0h00