Sesi premia 18 empresas por estarem na "vanguarda da competitividade"

Duas das quatro empresas gaúchas que participaram do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho, fase nacional, saíram do evento, realizado na noite desta terça-feira, em Brasília, com um troféu. A empresa Balca Indústria de Utilidades Domésticas, de Arvorezinha, foi a vencedora na categoria Inovação, porte - micro e pequena empresa, e a AGCO ficou em segundo lugar na categoria Cultura Organizacional, em empresas de porte médio.

Concorreram à edição de 2012 exatamente 1.522 empresas, que empregam quase sete milhões de trabalhadores - das quais 46% micros e pequenas, 26% médias e 28% de grande porte - em seis áreas temáticas: cultura organizacional, gestão de pessoas, educação e desenvolvimento, inovação, ambiente de trabalho seguro e saudável, desenvolvimento socioambiental. "As empresas premiadas estão na vanguarda do processo de competitividade", saudou em discurso o diretor superintendente do SESI, Renato Caporali.

O PSQT estimula a incorporação da responsabilidade social na gestão dos negócios pelo reconhecimento público das melhores práticas empresariais, que incluem a boa qualidade de vida dos empregados. O PSQT tem duas etapas de avaliação, uma estadual, outra nacional. Para a etapa nacional, foram selecionadas 90 práticas empresariais melhor classificadas por áreas temáticas, todas submetidas a visitas in loco de consultores independentes, de modo a garantir que as empresas vencedoras fossem realmente referência nas áreas temáticas para as quais inscreveram suas práticas.

Publicado quarta-feira, 5 de Dezembro de 2012 - 0h00