Você está aqui

Sesi-RS divulga vencedores do Prêmio Construindo a Nação

A educação e a inclusão social foram alguns dos temas dos trabalhos vencedores do Prêmio Construindo a Nação 2010-2011, promovido pela CNI e realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), integrante do Sistema FIERGS, em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil. A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de cidadania com a participação de alunos da rede pública e privada. A proposta é torná-los protagonistas de ações voltadas às necessidades das comunidades no entorno de suas escolas. A cerimônia de entrega aos trabalhos vencedores acontecerá em abril de 2011.

Os vencedores foram:

Ensino Infantil

1º lugar: Escola Municipal de Educação Infantil José Flores Cruz - Montenegro

Projeto: Conhecer é Preciso − Desenvolvimento de atividades com o intuito de conscientizar a comunidade para a importância de pedir nota fiscal sempre que o indivíduo realizar uma compra.

2º lugar: EMEI Pimpolho − Quarai

Projeto: Cidadania Ativa − Tem como objetivo valorizar a leitura.

Ensino Fundamental

1º lugar: Escola de Ensino Fundamental Menino Deus − Porto Alegre

Projeto: EEF Menino Deus, 80 anos de educação para paz − Criação do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da escola com o objetivo de ser um instrumento de educação para a cidadania de seus estudantes.

2º lugar: Colégio Luterano da Paz − Porto Alegre

Projeto: Principais problemas enfrentados pelas comunidades no Bairro Sarandi de Porto Alegre e possíveis soluções − Levantamento de dados socioeconômicos e ambientais enfrentados pelas comunidades do bairro e possíveis soluções, buscando através destas melhorias para a comunidade da escola Luterano da Paz, bem como a população do Sarandi.

3º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris − S. Rosa

Projeto: Educação inclusiva: uma janela para o mundo − O objetivo é promover a inclusão de todos os alunos através de uma mudança de postura da comunidade escolar diante das diferenças humanas, com a valorização da diversidade, atendendo todos os alunos sem discriminação e reconhecendo as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional.

Ensino Médio

1º lugar: Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão − Caxias do Sul

Projeto: Brincar para aprender − Iniciativa que iniciou para proporcionar alguma atividade física aos alunos com deficiência e tornou-se um projeto amplo de inclusão: atualmente o grupo de voluntários compõe-se por mais de 60 alunos e vários professores envolvidos com confecção de material tátil e digitação para impressão em braile. Através de visitas a escolas e instituições são desenvolvidas atividades de recreação e contação de histórias para crianças de escola infantis e para crianças e adolescentes com deficiência.

2ºlugar: Colégio Estadual Divino Mestre − Parai

Projeto: Resgatando valores: mostre o seu, valorize-se - O objetivo é aprimorar valores e atitudes, capacitando os alunos à busca de informações e uso competente de ações voltadas à solução de problemas da comunidade.

3º lugar: Instituto Estadual de Educação Tiradentes − Nova Prata

Projeto: Poluição ambiental, cidadania e reciclagem de óleo combustível através da fabricação de sabão. A intenção é inserir a conscientização da preservação ambiental com a simples atitude de separar em depósitos apropriados o óleo de cozinha utilizado em frituras. O projeto busca sensibilizar os estudantes a respeito dos danos causados ao meio ambiente quando se lança esses resíduos gordurosos na rede de esgoto.

Destaque Social: EEM José Antonio Ferronato − Três Palmeiras

Projeto: Exercendo a cidadania na prática

Categoria especial

Destaque Social: Programa Municipal de Educação Fiscal − Santa Maria

Projeto: Santa Maria, um lugar onde a cidadania acontece

Publicado quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010 - 0h00