Você está aqui

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) deve reforçar sua atuação em mobilidade e virtualidade em 2017, fortalecendo ações de educação e prevenção para sensibilizar as empresas para a necessidade de promoção da saúde e segurança no ambiente do trabalho. “Assim, conseguimos atingir maior número de empresas e, consequentemente de trabalhadores, alcançando nosso objetivo maior que é contribuir para o aumento da competitividade da indústria”, afirma o diretor-superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. Além disso, Colombo destaca a ampliação da atuação no Ensino Médio Regular baseado no Modelo Sesi de Educação, que iniciará as atividades em Montenegro e Gravataí, somando-se a Pelotas e Sapucaia do Sul. Os projetos das escolas de Caxias do Sul e São Leopoldo também seguirão em 2017.
 
Em 2016, o Sesi-RS registrou 8,6 milhões de atendimentos, 7,3 mil indústrias atendidas e 62,5 mil matrículas realizadas. Destacam-se o 1,6 milhão de leitores nas bibliotecas do Sesi, 222 mil consultas odontológicas, 80 mil trabalhadores atendidos nos programas legais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), 50 mil trabalhadores atingidos com ações educativas e preventivas em saúde bucal no ambiente laboral e 142 mil beneficiados na campanha de vacinação contra a gripe. 
 
No foco em Educação, tiveram destaque a inauguração da Escola Sesi de Ensino Médio de Sapucaia e a formatura da primeira turma de Pelotas, os cursos de educação continuada para o mundo do trabalho na modalidade à distância, e o programa Sesi ComCiênci@, que passou por Santa Rosa, Erechim, Carlos Barbosa e Cachoeira do Sul, alcançando 40 mil crianças. O Torneio de Robótica FLL (foto) teve quatro semifinais e a grande final, em Sapucaia do Sul, com o envolvimento de 41 equipes, além da inauguração da Indústria do Conhecimento em Rio Pardo e Tupandi. Além da Eduacação de Jovens e Adultos com 5.155 matrículas e do atendimento no contraturno escolar com o Programa aprender@aprender.
 
Em Segurança e Saúde no Trabalho, novos produtos foram ofertados como Primeiros Socorros, Diagnóstico de Conformidade Legal para Indústria da Construção Civil, Diagnóstico de Gestão de Riscos e Conformidade Legal, Programa de Proteção Respiratória, Gestão de Absenteísmo e Reabilitação. Foi inaugurado na General Motors, em Gravataí, o Centro Bem-Estar, uma parceria entre o Sesi e a indústria com o objetivo de prevenção de afastamentos precoces oriundos de patologias osteomusculares, que atende cerca de 3 mil trabalhadores. Também foram implantados o Centro Sesi de Referência em Segurança e Saúde no Trabalho e o Instituto Sesi de Inovação em Fatores Pscicossociais. 
 
A Promoção da Saúde destacou-se com o atendimento de 14,4 mil trabalhadores em Alimentação Saudável, 6,2 mil no Sesi Ginástica na Empresa, 49 mil atendimentos em Assessoria e Consultoria em Prevenção ao Uso de Drogas e 30 mil atendimentos por meio de ações informativas com foco em comportamento saudável e prevenção de doenças. O Crescendo com Arte teve dez sessões que atingiram 7,1 mil crianças. Os Jogos do Sesi também foram realizadas em todas as regiões do Estado. 
 
Foto: Dudu Leal
 
 
Publicado quinta-feira, 22 de Dezembro de 2016 - 13h13