Setor de borracha recebe cartilha sobre segurança do trabalho

Com o objetivo de reduzir os riscos e os custos relativos aos acidentes na empresa, o setor de borrachas recebeu uma cartilha de Suporte Tecnológico à Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos na Indústria de Artefatos de Borracha. O lançamento ocorreu nessa quinta-feira (27), no Centro das Indústrias de São Leopoldo. “Ela se insere no Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas - o Procompi - articulado pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com o Sebrae. Na prática, está sendo lançada uma importante ferramenta a serviço do desejável aumento da produtividade das fábricas de menor porte. Essa atividade produtiva tem no território gaúcho 449 indústrias, cuja maior concentração se dá no Vale do Rio dos Sinos”, afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

O industrial destacou ainda que “o Sistema FIERGS tem apoiado o segmento fabril, seja pelo Sesi ou Senai, através do Centro Tecnológico de Polímeros”. Centro este que está sendo transformado em Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, fazendo parte do projeto nacional que a CNI desenvolve com o BNDES. “Esta é uma ocasião especial, quando participamos da iniciativa de um Sindicato do Rio Grande do Sul que resolveu enfrentar construtivamente a questão da segurança do trabalho. A Cartilha que está sendo lançada pelo Sinborsul tem o caráter de informação e de orientação, com o claro objetivo da prevenção”, enfatizou Müller.

Segundo o presidente do Sinborsul, Gilberto Brocco, a cartilha é pioneira no País e “trará benefícios imensuráveis” para toda a cadeia produtiva do setor. “Temos convicção de que este trabalho cooperado, na forma de uma comissão tripartite, servirá de instrumento de orientação às empresas, aos profissionais e demais agentes envolvidos com a indústria de artefatos de borracha”, salientou. “Garantir mais segurança no trabalho é, sem dúvida, uma valiosa contribuição para o desenvolvimento econômico e social deste segmento industrial, que poderá ser uma referência para a melhoria tecnológica de toda a indústria brasileira”, enfatizou Brocco.

Para apresentar soluções viáveis nesta área, a comissão contou com a orientação de consultoria especializada em segurança do trabalho, além da expertise de profissionais de empresas de artefatos de borracha, de fabricantes de máquinas, de representantes dos sindicatos dos trabalhadores e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Publicado sexta-feira, 28 de Novembro de 2014 - 10h10