A embaixadora da Romênia, Diana Anca Radu, e a cônsul honorária do país em Porto Alegre, Ingrid Cioba, estiveram na FIERGS para promover o início de uma aproximação entre a nação europeia e o Estado. Elas foram recebidas pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller. “Hoje, a Romênia adquire, principalmente, soja e carne de frango do Rio Grande do Sul, mas queremos ampliar essa relação comercial”, afirmou Diana.

A representante destacou a área de defesa e segurança como um setor de oportunidades de negócios com o Estado. Lembrou que em maio de 2016 ocorre a Feira Militar no país europeu e seria um evento importante para apresentar as oportunidades da Romênia a empresários gaúchos. “A nossa Federação conta com um Comitê de Segurança e Defesa, que reúne os principais fornecedores do Estado e empresas com potencial para atendimento de demandas deste mercado”, relatou Müller.

Diana também ressaltou que o país é o sétimo maior da União Europeia, tem uma população de 20 milhões de habitantes e a expectativa de crescimento econômico para 2015 é de 2,5%. Na última quarta-feira, foi inaugurado o consulado honorário da Romênia na capital gaúcha.

Foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 30 de Abril de 2015 - 14h14