Setor industrial apresenta prioridades para Bancada Federal gaúcha

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) realizou nesta segunda-feira (21), em sua sede, uma reunião com a Bancada Federal Gaúcha. A entidade apresentou uma pauta mínima com os temas que impactam na competitividade do setor produtivo. "Nosso propósito é colaborar, através do diálogo franco e aberto, posicionando abertamente os interesses do setor industrial no desenvolvimento sustentado do País", afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, ao abrir o encontro, que contou com 13 parlamentares.

Entre os temas que tramitam no Congresso e contam com apoio da FIERGS, receberam destaque na reunião a necessidade de tornar o Reintegra uma política permanente e a ampliação da sua alíquota de 3% para 6% do ressarcimento do crédito aos exportadores; a inclusão da agroindústria no Plano Brasil Maior e no sistema de desoneração da folha salarial; a regulamentação do contrato de prestação de serviços a terceiros; a extinção da contribuição adicional de 10% do FGTS; e o novo código florestal.

"Nossa palavra de ordem é competitividade. Não nos servem os surtos de crescimento, mas sim a competitividade sustentada", reforçou Müller. O presidente da FIERGS lembrou ainda que o atual sistema tributário é nefasto à indústria brasileira. "O produto nacional chega ao consumidor 30% a 40% mais caro do que os importados", lamentou. "Conhecer as posições do setor empresarial é importante para buscarmos uma solução conjunta e resolver os gargalos que prejudicam a economia e toda a sociedade. A FIERGS, por meio das ações do Sesi e do Senai, já vem contribuindo para o futuro do País", salientou o coordenador da Bancada Federal, deputado Renato Molling.

Participaram do encontro os seguintes deputados federais gaúchos: Afonso Hamm, Assis Melo, Elvino Bohn Gass, Giovane Cherini, Henrique Fontana, Jerônimo Goergen, Luiz Carlos Heinze, Luiz Noé, Manuela D‘Avila, Nelson Marchezan jr., Paulo Pimenta, Renato Molling e Vieira da Cunha.

Publicado segunda-feira, 21 de Maio de 2012 - 0h00