Você está aqui

Sistema Brasileiro de Tecnologia é apresentado na FIERGS

Programa visa apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas

O Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) foi criado para apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas. A apresentação do programa foi realizada nesta terça-feira (27), pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Guilherme Henrique Pereira, na sede da FIERGS. Conforme ele, o Sibratec, que integra o Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional está organizado em Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica.

Pereira explicou que os Centros de Inovação terão como objetivo gerar e transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos, processos e protótipos com viabilidade comercial. "Já os Serviços Tecnológicos vão implantar e consolidar redes de metrologia, normatização e avaliação de conformidades. E as redes de Extensão Tecnológica buscam promover assistência especializada ao processo de inovação, por meio do acesso das micro, pequenas e médias empresas", completou. "O Brasil está maduro em termos de pensar e transformar a pesquisa em riqueza".

O Sistema FIERGS, através do IEL-RS, participa do Edital que criou a Rede de Extensão Tecnológica para o Estado do Rio Grande do Sul, vinculada ao Sibratec. A rede terá IEL/RS, Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Cientec, PUC-RS, Uergs, Unisinos, IBTEC, Cefet e Sebrae, instituições parcerias, na extensão e assistência tecnológica, fornecendo soluções para gargalos existentes, aumentando o valor agregado da produção, a produtividade e a competitividade das empresas de setores alinhados as estratégias dos governos estadual e federal. Tecnologia da informação e comunicação/Automação; Saúde; Agronegócio/Alimentos; Energia; Couro e Calçado; Madeira e Móveis; Metalmecânico/Máquinas e Equipamentos, Plástico e Eletroeletrônico são os setores abrangidos pela rede.

Publicado Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009 - 0h00