Sistema FIERGS discute efeitos da crise no Planalto gaúcho

O encontro empresarial G-20, que reúne 20 municípios da região do Planalto, em Carazinho, teve a participação do presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, na quinta-feira. O industrial falou a respeito dos efeitos da crise internacional na economia gaúcha e como ela pode ser amenizada. Durante o evento, que teve a participação de cerca de cem pessoas, também foram apresentados detalhes da atuação de Sesi, Senai e IEL no Rio Grande do Sul.

Tigre reforçou o posicionamento da entidade no incentivo à inovação para superar a turbulência internacional e também ressaltou as atitudes que o Sistema FIERGS vem adotando para amenizar as consequências específicas no Estado. "Nós temos uma situação muito particular no Rio Grande do Sul. Por sermos um Estado exportador e que produz muitos itens manufaturados, sofremos mais que outras regiões do País. E é esta realidade que estamos tentando mostrar em todos os espaços de interlocução que nos são oferecidos", disse.

As lideranças empresariais e políticas de Carazinho, que tem cerca de 2,5 mil trabalhadores industriais, e de cidades vizinhas, também aproveitaram o encontro para solicitar uma revitalização do Centro de Educação Profissional Senai João Wallig, principalmente em relação à área moveleira e eletroeletrônica. "A nossa região cresceu muito nos últimos tempos e a qualificação profissional tem sido um grande entrave. A comunidade está disposta a apoiar uma ação neste sentido", comentou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho, Jocélio Nissel Cunha.

Publicado sexta-feira, 26 de Junho de 2009 - 0h00