Sistema FIERGS lança segundo módulo do curso de internacionalização

Projeto Top Export é aplicado pela Unisinos

O projeto Top Export, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) está lançando o segundo módulo do curso, com início previsto para 14 de setembro. O objetivo é oferecer subsídios aos empresários que desejam elaborar o seu planejamento de internacionalização. A primeira parte ocorreu de maio a julho.

O curso, que beneficia empresas nos principais pólos exportadores do Estado, foi desenvolvido pelo Departamento de Extensão da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e será ministrado por professores da área de Comércio Exterior, com vivência empresarial.

Os conteúdos abrangem planejamento de internacionalização (teoria e oficinas de análise de ambiente interno e externo), técnico em comércio exterior (operações de exportação, formação de preço, fundamentos de logística e transportes internacionais, câmbio e técnica de negociação) e gestão em comércio exterior (marketing, negociação internacional, estrutura do comércio exterior brasileiro e internacional, elaboração e revisão do plano de internacionalização).

A metodologia é diferenciada e inclui aulas presenciais, realização de oficinas, estudos de casos e a formação de grupo de estudos a distância. O curso, que tem apoio da Gerência de Comércio Exterior da FIERGS, acontecerá de 14 de setembro a 24 de novembro, nas sextas-feiras (tarde e noite) e aos sábados pela manhã, na Unisinos, que fornecerá o certificado de conclusão juntamente com o IEL-RS. O projeto é realizado em todo o Brasil e envolve recursos do IEL e do Sebrae Nacional.

Informações: (51) 3347-8960 e 3347-8684, ou pelo endereço de e-mail: ielrs@ielrs.org.br .

Publicado quinta-feira, 9 de Agosto de 2007 - 0h00