Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços é detalhado para empresários gaúchos

O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), do governo federal, foi apresentado nessa terça-feira (11), na sede da FIERGS. O diretor de Políticas de Comércio e Serviços, da Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, Maurício Lucena do Val, detalhou os procedimentos para os empresários gaúchos e representantes de entidades. O coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, destacou a importância de se utilizar essa ferramenta.

O Siscoserv, lançado em 2008, é um sistema informatizado desenvolvido como ferramenta para o aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis, bem como para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis.

Esse sistema guarda conformidade com as diretrizes do Acordo Geral sobre Comércio de Serviços da Organização Mundial do Comércio (OMC). O público-alvo são os residentes e domiciliados no Brasil que realizam operações de comercialização de serviços, intangíveis e outras operações que produzem variações no patrimônio das entidades, com residentes ou domiciliados no exterior, dentre as quais as operações de exportação e importação de serviços.

Publicado Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2014 - 0h00