Sul Competitivo será integrado a programa nacional de logística

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, entregou ao presidente da Empresa de Planejamento e Logística − estatal que administra o sistema de transportes brasileiro −, Bernardo Figueiredo, uma cópia do levantamento Sul Competitivo, que aponta as principais necessidades de investimentos em infraestrutura logística nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná até 2020, para evitar que haja um colapso na região.

A entrega aconteceu durante a abertura do 1º Encontro Nacional do Setor da Construção Pesada (Ensecope), promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot), que reuniu empresários do segmento no hotel Deville, em Porto Alegre, nesta terça-feira (6). "O Brasil não pode esperar mais para reverter o déficit de infraestrutura. Estudos como esse, elaborado pelas indústrias do Sul e Confederação Nacional da Indústria, serão validados para a criação de um programa integrado de logística, que envolva toda a cadeia produtiva do País", comprometeu-se Figueiredo.

Na visão do presidente da FIERGS "o dinamismo necessário para execução desses projetos será alcançado através de modelos de parcerias entre os governos e a iniciativa privada". Em sua participação na abertura oficial do evento, Müller também destacou que o setor industrial tem claros exemplos de que não adianta ser competitivo apenas internamente, "se, ao deixar os portões das fábricas, não encontramos os meios adequados para levar nossos produtos até o consumidor final".

Publicado Terça-feira, 6 de Novembro de 2012 - 0h00