Tocantins busca atrativos para investimentos

Um Estado em pleno desenvolvimento, com apenas 24 anos de existência e cujo Produto Interno Bruto (PIB) teve uma elevação de 300% em sete anos, Tocantins procura por parceiros dispostos a investir em seu território. Para isso, foi apresentado nesta quarta-feira (12), na FIERGS, o projeto O Brasil no Tocantins, da Secretaria da Indústria e Comércio daquele Estado, em parceria com a Federação das Indústrias de Tocantins (Fieto).

Segundo o secretário da Indústria e Comércio do Tocantins, Paulo Massuia, o Estado, criado em 1988, teve um crescimento acumulado de PIB de 52,6% entre 2002 e 2009, o maior entre as unidades da Federação. De acordo com ele, o governo gostaria de contar especialmente com indústrias gaúchas voltadas aos setores do couro e calçados, móveis e máquinas e equipamentos. Com uma população que não ultrapassa 1,4 milhão, Tocantins oferece como atrativo a estrutura de transporte facilitada por diferentes alternativas nos modais hidroviários (pelo Rio Tocantins), rodoviário (Belém-Brasília) e ferroviário (ferrovia Norte-Sul). Em sua economia, destacam-se a mineração, o agronegócio e a silvicultura, entre outros segmentos. "Tudo isso traz muitas oportunidades a quem investir", destaca o secretário.

Publicado quarta-feira, 12 de Setembro de 2012 - 0h00