Você está aqui

A transformação digital é uma realidade que não pode ser ignorada. Por isto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) tem como foco para 2019, preparar as empresas e seus líderes para enfrentar este desafio.

“O IEL-RS, por meio de workshops e consultorias, vai mostrar caminhos para essas mudanças, e apresentar seus impactos nos processos produtivos e modelos de negócios, além de discutir as oportunidades que aparecem com a nova era, e o que ela está colocando em evidência”, explica o superintendente do IEL-RS, Carlos Zuanazzi. Em 2018, as áreas de desenvolvimento humano e inovação atenderam 2070 empresas e capacitaram 5,8 mil pessoas. “O desafio para o próximo ano será integrar as competências de gestão da inovação com as de desenvolvimento comportamental para equipes e lideranças, com o propósito de tornar as empresas mais competitivas. Para isso, estão sendo criados novos cursos e oficinas”, disse.

A curadoria de tendências, chamada Cosmos, foi um dos destaques do IEL-RS no ano, com a realização de 11 eventos para empresas e sindicatos gaúchos. O objetivo é apoiar o processo de decisão das organizações subsidiando informações relacionadas ao futuro dos negócios contemplando todos os aspectos. Os workshops de Inovação Metamorfose, Telescópio e Toolbox tiveram 16 edições no total, com edições abertas e in company, em diversas cidades do Estado. O 6º Fórum de Inovação, realizado em outubro, teve como tema AI Economy – Desafios e Grandes Oportunidades da Nova Era, e contou com a participação de Gil Giardelli, Silvio Meira e Camila Achutti.

Na área de Educação Executiva, o workshop Gestão da Mudança e a Transformação Digital, em junho, teve como público-alvo empresários e gestores. O workshop contou com o especialista da cultura digital Gil Giardelli, que abordou pensamentos de tendências sobre o futuro. O IEL na Estrada teve cinco edições em Cachoeirinha (2), Venâncio Aires, Estrela e Lajeado. A liderança de equipes também foi abordada em capacitações que aconteceram em sete empresas, assim como o Coaching, que usa a metodologia para potencializar as pessoas e equipes das empresas. Em 2018, 11 empresas contrataram o serviço coaching individual e em grupo do IEL, que atendeu 120 profissionais.

Na área de Desenvolvimento de Carreiras, o IEL atua como agente de integração de estágios, tendo atendido 1,9 mil estagiários e firmado 90 contratos com novos clientes empresariais. O IEL-RS participou de diversos eventos em universidades e para o público universitário, e fez oficinas sobre criatividade e carreiras para estudantes, no Mundo Senai. Em maio, o evento para gestores de RH Diálogos para o Futuro teve o tema Como construir relações com a emoção e a inovação e obter resultados ganha-ganha e teve como palestrantes o designer da Grendene, Edson Matsuo, e a gerente de Recursos Humanos da King Host, Fernanda Graeff.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018 - 0h00