Você está aqui

Vencedores do Worldskills America são homenageados

Os alunos do Senai-RS vencedores do WorldSkills Americas, em Bogotá (Colômbia), no mês de abril, foram homenageados durante a Reunião de Diretorias da FIERGS/CIERGS do dia 10 de junho, quando receberam um tablet cada um. Pablo Facchin (Instalação Hidráulica e a Gás, da AEP SENAI da Construção Civil); Mateus Zitkoski (Mecânica de Automóveis, CT Automotivo SENAI); e Diego Basso e Mateus Gaspary de Freitas (Mecatrônica, CT de Mecatrônica SENAI) foram primeiro colocados nas suas modalidades. O Brasil é o país com maior número de medalhas na terceira edição da WorldSkills Americas, a competição interamericana de profissões técnicas. No final de maio, os jovens foram recebidos pela presidenta Dilma Rousseff.

A equipe brasileira que participou da WorldSkills Americas foi formada por 34 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional. Desses, 30 são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nas provas, os estudantes precisam executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram, seguindo padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que conseguem resolver o desafio dentro do menor prazo com o menor número de falhas.

A competição, que reuniu 186 jovens, teve, no total, 36 modalidades profissionais, das quais cinco ocorreram de forma demonstrativa. O Brasil alcançou a maior pontuação entre todas as delegações (16.755 pontos), mais de 3 mil pontos à frente da Colômbia, a segunda colocada, com 13.029 pontos. Esse somatório leva em conta o desempenho de toda a delegação de cada país.

Publicado Terça-feira, 10 de Junho de 2014 - 0h00