Você está aqui

Dezesseis jovens receberam nesta quinta-feira (18), o diploma no curso de qualificação profissional de Auxiliar de Rotinas Administrativas (Senac) e de Operador de Computador, (Senai) pelo projeto ViraVida.  O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Desenvolvido pelo Sesi Nacional, o projeto promove a elevação da escolaridade  e da auto estima de jovens entre 15 e 21 anos, em vulnerabilidade social. Os formandos passam, a partir de agora a ser acompanhados pelo eixo da empregabilidade para auxiliá-los no início de sua vida profissional. Dos 16 jovens formandos, 81,25% tiveram elevada sua escolaridade, sendo que quatro já estão no mercado de trabalho e os outros participando de processos seletivos em empresas parceiras. 
 
Em seu discurso, diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, ressaltou o quanto é importante acreditar no seu sonho e no seu potencial. “A vida se aprende no dia-a-dia, com a visão de valores e de cidadania e isso que fica para vocês”, disse ele, destacando a importância do programa que une diversas entidades parceiras em um mesmo objetivo – “de sair da retórica e contribuir para uma sociedade melhor”, destacou. 
 
Além de Porto Alegre, Rio Grande, já recebe o projeto. Com o apoio do Sistema S, o programa oferece capacitação profissional, atendimento médico, odontológico, psicossocial, atividades de lazer e de cultura. Todos os participantes ganham uma bolsa de R$ 500,00, dos quais R$ 100,00 vão para uma conta poupança. Recebem ainda reforço escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendimento psicossocial, atividades de lazer e formação profissional (Senai/Senac), oficinas de empreendedorismo (IEL/Sebrae), visitas culturais e aula de dança de rua, além de serviços odontológicos.
 
Foto: Dudu Leal 
Publicado quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014 - 16h16