Indicadores

Transformamos dados e informações em conhecimento para apoiar a sua tomada de decisão.

Tomar decisões de forma mais rápida e assertiva se tornou uma necessidade vital para as empresas, na dinâmica do mundo globalizado e em meio a um processo de transformação digital. Nesse contexto, as soluções de inteligência em dados do Observatório da Indústria facilitam o processo da tomada de decisão orientada a dados.

Com foco em inteligência de mercado, o Observatório da Indústria fornece indicadores sociais, econômicos e industriais, que ilustram e comunicam um conjunto de fenômenos complexos de forma simples, com o objetivo de subsidiar a reflexão e as melhores decisões.

A partir das tecnologias de Big Data e ferramentas de Business Intelligence, a nossa equipe busca cruzar múltiplas fontes de dados para desenvolver painéis interativos com indicadores relevantes e confiáveis. Esse processo conta com uma curadoria especializada em dados para garantir a confiabilidade e periodicidade de acordo com as necessidades da indústria.

Indicadores para a Indústria

Selecione a categoria a ser analisada:
Esta página contém os principais indicadores de desempenho recente da indústria gaúcha.

Série Histórica – ICEI/RS

Série Histórica – Indicadores Industriais/RS

Série Histórica- Sondagem Industrial/RS

O Monitor do INPC é um relatório de acompanhamento mensal do Índice Nacional Preços ao Consumidor (INPC) que contém os dados divulgados pelo IBGE e as projeções elaboradas pela Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS.

O Panorama RS apresenta uma visão geral do estado, trazendo os principais dados do Rio Grande do Sul, incluindo o PIB, setores e portes da indústria, números de trabalhadores na indústria, entre outros dados.
O Panorama tem o objetivo de apresentar os dados de exportação brasileira, segmentáveis por país de destino, UF de origem, SH e NCM e possibilita diversos tipos de análises.
O painel Salário apresenta um mapa dos salários do RS. Por essas informações é possível entender a correlação do perfil dos profissionais, região, setor.
O painel de Vínculos e Afastamentos apresenta o perfil dos trabalhadores ativos nas empresas do RS. O painel traz o tempo médio de permanência do trabalhador no emprego correlacionando com idade, nível escolar, setor e porte das empresas. Além disso, é possível conhecer o perfil dos afastamentos dos trabalhadores.