Você está aqui

Os presidentes do Sinduscon do Rio Grande do Sul, Claudio Teitelbaum, e do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em geral no Estado do RS (Sicepot-RS), Rafael Sacchi, estão entre os representantes gaúchos presentes no Construa Sul, evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sinduscon Paraná, que ocorre em Curitiba até esta sexta-feira (13). A participação das lideranças do Rio Grande do Sul reforça a presença ativa do Estado nos debates estratégicos do setor, ao lado de empresários e autoridades dos três estados do Sul.

O encontro é realizado no Ópera Concept Hall e recebe cerca de 500 participantes, entre empresários, autoridades públicas e formadores de opinião, para discutir temas de interesse da indústria da construção e do mercado imobiliário, com foco especial nas oportunidades de investimento na Região Sul do Brasil.

O evento reúne empresários e representantes do setor público de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, incluindo os governadores dos três Estados, que participaram da plenária de abertura na manhã desta quinta-feira (12). Pela primeira vez, um evento da indústria da construção reuniu os governadores dos três estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em torno de pautas comuns para o fortalecimento do setor. Os três falaram sobre a realidade e os diferenciais do segmento nos seus Estados, além da sinergia entre os governos estaduais, que, apesar da competição saudável por investimentos, têm compartilhado programas e estratégias bem-sucedidas.

O presidente do Sinduscon Rio Grande do Sul, Claudio Teitelbaum, que também é vice-presidente da CBIC e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), representa a construção civil do Estado no evento. Ele atuou como mediador em uma sessão técnica da tarde desta quinta-feira, que apresentou cases de sucesso no setor, com destaque para a palestra de Leandro Melnick, diretor da Melnick. Ele compartilhou a experiência de como a empresa familiar dirigida por ele se tornou líder no mercado de alto padrão no Rio Grande do Sul, além de primeira incorporadora da região a abrir capital na B3.

Outro presente foi o representante da indústria de construção pesada do Estado, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em geral no Estado do RS (Sicepot-RS), Rafael Sacchi, que também é vice-presidente da CBIC, e diretor da FIERGS.

Segundo Sacchi, o setor da construção civil e pesada é responsável por movimentar 97 cadeias produtivas da economia brasileira e tem capacidade de gerar até seis empregos indiretos para cada vaga direta criada. Com 14% da população brasileira, o Sul responde por 17% do PIB nacional e 20% da produção industrial. “É uma região forte, com economias complementares entre os estados, que precisa de políticas públicas que reconheçam esse potencial”, afirma Sacchi.

O evento segue até a sexta-feira (13). É possível acompanhar de forma remota pelo canal do Sinduscon Paraná, no Youtube: AQUI!

quinta-feira, 12 de Junho de 2025 - 16h16

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 9 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.