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Estudos de Inteligência Comercial

Quer iniciar ou consolidar a atuação da sua empresa no mercado internacional?

A equipe de Inteligência Comercial do Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul disponibiliza soluções fundamentais para o seu planejamento. Elaboramos estudos de mercado customizados que apoiam importantes processos decisórios durante a internacionalização das empresas. Apoiamos com dados e análises a definição de países alvo para a exportação, o posicionamento e a precificação da marca no mercado alvo, a adequação da estratégia de distribuição e a identificação de parceiros comerciais.

Entre em contato com a nossa equipe enviando um e-mail para inteligencia.gerex@fiergs.org.br ou telefone (51)33478675 e solicite atendimento.

Trata-se de uma ferramenta de tomada de decisão em ambiente on-line (MS Power BI), que por meio de painéis customizados permite visualizar e analisar diferentes tipos de dados, tais como: exportações e importações mundiais das NCMs de interesse, exportações brasileiras e por UF, mapa de oportunidades para exportações brasileiras e do UF, indicadores socioeconômicos e de demanda em países de interesse.

A ferramenta proporciona aos executivos dos Sindicatos e das empresas a possibilidade de conduzir análises de atratividade de mercados para exportação, competitividade dos produtos das empresas associadas, e tendências da internacionalização do setor. 

Conheça melhor nossos Sistemas de Business Intelligence acessando aqui o Panorama do Comércio Exterior Brasileiro ou o Mapa de Oportunidades, as ferramentas de BI disponibilizadas gratuitamente no website da FIERGS.

Análise de atratividade que visa responder à pergunta: quais são os mercados mais atrativos para os meus produtos? Conduzida com base em dados de importação, indicadores de demanda pelo produto, indicadores de dinamismo dos mercados, análise de benchmarking e casos de empresas exportadoras de outros Estados brasileiros, combina metodologias quantitativas e qualitativas visando suportar a tomada de decisão dos executivos e aponta os países com as melhores oportunidades para iniciar ou ampliar as exportações. 

Por que fazer?

  • Auxilia a empresa na estruturação de um plano de exportação
  • Critérios objetivos e quantitativos para alocação de recursos em diferentes países
  • Mais assertividade e resultados na abertura de mercados

Estudo de mercado de alta complexidade em um país selecionado, auxilia no posicionamento dos produtos em relação aos concorrentes, através de ferramentas como a análise de ambiente competitivo, players, canais de distribuição e preços praticados. Sempre que possível, trabalha com dados secundários oriundos das aduanas dos países estudados, com segmentação das importações por CNPJ importador e fornecedor e dados reais de preços. Sob demanda, pode abordar também aspectos regulatórios, tratamentos administrativos e tarifários para os produtos exportados do Brasil, aspectos logísticos e outros conteúdos customizados. 

Por que fazer?

  • Conhecimento do mercado em detalhe
  • Segurança na negociação com os potenciais clientes
  • Posicionamento competitivo dos produtos da empresa

Lista de clientes em mercados selecionados, qualificada pela equipe do Centro Internacional de Negócios, identificar os responsáveis pelas negociações internacionais. Ferramenta indispensável para a abertura de portas no mercado internacional, com a chancela institucional da Federação.

Por que fazer?

  • Mais assertividade na prospecção comercial
  • Feedback sobre a competitividade dos seus produtos no mercado internacional
  • Negocie com importadores reais dos seus produtos

Com mais de 10 anos de experiência e há 4 anos ministrando presencialmente as suas já tradicionais Oficinas, a equipe de Inteligência Comercial Internacional da FIERGS está agora disponibilizando o curso em formato totalmente online. Com diversas horas de aulas gravadas, exercícios práticos, materiais de apoio e suporte da equipe, a Oficina oferece ao público as mais completas ferramentas e práticas de seleção de mercados externos a partir de plataformas gratuitas e oficiais de comércio exterior.Esse curso foi moldado para atender os mais diversos públicos interessados no assunto. Seja para estudantes que estão buscando conhecimentos mercadológicos, seja para executivos experientes de comércio internacional que procuram mais ferramentas de diferenciação e crescimento.

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