Você está aqui

Demonstrar a importância do plástico no dia a dia e na qualidade de vida das pessoas, e orientar a destinação correta pós-consumo – de forma a contribuir com a economia circular no Estado –, estão entre as prioridades do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul para 2021.

As informações foram compartilhadas por Gerson Haas, presidente do Sindicato, que inclui em seu quadro cerca de 700 indústrias do setor no RS. Confira a entrevista concedida ao Blog da Unisind, na qual ele também relata os benefícios de ser associado ao Sinplast.

DIANTE DE SUA EXPERIÊNCIA COMO INDUSTRIAL, QUAL A IMPORTÂNCIA DOS SINDICATOS PARA AS INDÚSTRIAS DO SETOR PLÁSTICO?

É de extrema importância, pois une e representa os associados e filiados na defesa do setor. Promove e auxilia as indústrias do plástico desde a oferta de cursos básicos de gestão e governança, passando por orientações e defesa em áreas como a tributária, trabalhista e de negociações coletivas, bem como no aprimoramento do setor em áreas identificadas como de maior necessidade para o crescimento e geração de renda e empregos. Outra colaboração importante é o estímulo à educação ambiental, com o objetivo de movimentar a prática da economia circular.

UMA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS SINDICATOS TAMBÉM É A NEGOCIAÇÃO COLETIVA?

Sim. No Sinplast, estamos sempre atentos às negociações coletivas em cada base territorial onde atuamos junto ao sindicato laboral. Trazemos as normas sociais da convenção em acordo com a Lei 13.4678/2017 – referente à Reforma Trabalhista, bem como os ajustes percentuais de reajuste de acordo com a realidade do período do acerto. Se a economia permitir, o percentual de reajuste real se tenta conceder. Quando a economia de mercado está desfavorável, negocia-se apenas o aumento inflacionário – assunto que os próprios trabalhadores entendem bem e são flexíveis nesse sentido.

QUAL A RELAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL COM A OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS?

Quanto mais indústrias contribuírem, mais o Sindicato pode apresentar serviços de qualidade em benefício da competitividade e das demandas dessas empresas. As ações e serviços oferecidos têm custos, pois são realizados por profissionais especializados.

PODERIA DESTACAR OS BENEFÍCIOS OFERECIDOS PARA AS INDÚSTRIAS ASSOCIADAS AO SINPLAST?

O associativismo voluntário viabiliza o desenvolvimento de atividades mais amplas em prol do respectivo setor, indo além das funções sindicais formais previstas na CLT e seus complementos.

  • O Sinplast, por exemplo, tem 14 comitês destinados a seus associados. São grupos de profissionais que examinam assuntos específicos de áreas de interesse das indústrias do plástico: tributos, trabalho, comércio exterior, matérias-primas, energias, assuntos técnicos, missões, inovação e governança. Inclui também segmentos técnicos mais específicos: reciclagem, rotomoldagem, sopro, injeção e termoformagem.
  • Estar informado também é fundamental. O Sinplast oferece o 3a Geração – boletim eletrônico semanal, com informações técnicas legais e notícias do setor. Outro produto é o boletim eletrônico semanal das tendências de preços das matérias-primas petroquímicas. Inclui também acesso gratuito à plataforma eletrônica “Socialplast”. O sistema possibilita a consulta ou oferta de máquinas, mão de obra especializada, ou necessidade de matérias-primas.
  • Promoção de palestras gratuitas, encontros técnicos especializados por segmento. Também temos estreito entrosamento com o Picplast – plano de incentivo à cadeia do plástico com módulos de treinamentos, informações com interesse do setor. Outra possibilidade é o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da CNI, via FIERGS. As tradicionais reuniões das vice-presidências regionais para associadas, com temas específicos.
  • As demandas das empresas associadas são levadas junto aos conselhos temáticos da FIERGS. O Sinplast é o único sindicato com representantes em todos esses conselhos, tendo também empresários representantes do setor nos colegiados estaduais do Sesi e Senai.
  • Fornece ainda apoio financeiro para visitas às feiras, provisoriamente contingenciado em função das receitas auferidas, mas com o objetivo de poder restabelecer em breve esse programa, por seu resultado prático.

QUAIS AS PRINCIPAIS BANDEIRAS DO SINPLAST EM PROL DO SETOR NO MOMENTO?

A defesa e valorização do plástico frente à sociedade, com o objetivo de demonstrar a importância na qualidade de vida da sociedade no dia a dia. Também trabalhamos para orientar a correta destinação do pós-consumo. Assim, esse material pode servir de matéria-prima para outras indústrias, para que novos materiais plásticos sejam produzidos, fechando a economia circular, que associa o desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais, por meio de novas oportunidades de negócios e da otimização na fabricação de produtos. A ideia é depender menos de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Além disso, estamos em contato permanente com o poder legislativo municipal, estadual e federal, orientando e demonstrando a importância de cada produto plástico no aumento da qualidade de vida de todos.

DESTAQUE OS MAIORES DESAFIOS DO SETOR NESTE MOMENTO.

O desafio atual está na demanda de matérias-primas e os preços praticados pela indústria petroquímica.

A PANDEMIA AFETOU AS EMPRESAS DO SETOR DE ALGUMA FORMA? CONTE SOBRE AS SAÍDAS ENCONTRADAS.

De forma geral, o setor apresentou um crescimento forte de demanda, por conta da utilização do plástico na área de saúde, como aventais médicos, toucas, máscaras, isoladores de pacientes. Outro estímulo foi a alta do consumo de descartáveis em função do sistema de tele entregas, pague/leve – pelo fato de as pessoas estarem mais tempo em casa, em homeoffice, sem conseguir sair frequentemente.

AS EXPECTATIVAS DO SETOR DE PLÁSTICO PARA O ANO DE 2021 EM NÍVEL RIO GRANDE DO SUL E BRASIL SÃO POSITIVAS?

A expectativa é de crescimento nas duas esferas geográficas. Na vacinação, por exemplo, é inevitável o uso do plástico – seja na logística de refrigeração, aplicação, além de haver uma demanda maior por alimentos embalados também.

QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM O SINPLAST?

Aproximadamente 700 empresas.

Assista ao depoimento abaixo:

quarta-feira, 28 de Abril de 2021 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 3 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.