Perspectivas Econômicas e Oportunidades de Negócios Brasil e Argentina foi tema do evento promovido pela FIERGS, por meio do Conselho de Comércio Exterior (Concex), na quarta-feira (15). A iniciativa foi da Câmara Empresarial Argentino-Brasileira do Rio Grande do Sul (Ceab-RS), com apoio do Consulado-Geral da Argentina em Porto Alegre, Fecomércio-RS e Farsul. O cônsul-geral do país em Porto Alegre, Jorge Enrique Perren, salientou que sem o apoio das três federações empresariais, a Ceab-RS não teria se viabilizado. “Elas sempre foram e vão continuar sendo as locomotoras dando força para essa iniciativa”, disse o embaixador, lembrando as dificuldades iniciais para a criação da Câmara, em função da crise econômica na Argentina. A Ceab-RS foi lançada em maio do ano passado para promover as relações comerciais, econômicas e sociais, bem como o intercâmbio tecnológico, cultural e turístico entre Argentina e Rio Grande do Sul.

Além disso, incentiva a estruturação de negócios triangulares envolvendo empresas gaúchas e argentinas interessadas em mercados de terceiros países e também apoia iniciativas que impulsionem acordos bilaterais. “Tenho certeza que a relação do Rio Grande do Sul com a Argentina vai continuar sempre”, encerrou Perren, convidando os interessados a se associarem à Câmara, cujo presidente, Pedro Calazans, também esteve presente.

Os 90 participantes do evento acompanharam apresentações do analista internacional e CEO da Consultora Center Group, Gustavo Alberto Segré, que falou sobre as Perspectivas Econômicas e Oportunidades de Negócios entre Brasil e Argentina; e da analista de inteligência comercial da Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Marina Finestrali, sobre O Mercado Argentino: Mapa de Atratividade para os Setores Industriais do RS.

A Argentina foi o terceiro maior destino das exportações do RS em 2018 (US$ 1,4 bilhão), e também o maior fornecedor (US$ 1,9 bilhão). A corrente de comércio entre RS e Argentina é de US$ 3,4 bi, perdendo apenas para a da China.

Publicado sexta-feira, 17 de Maio de 2019 - 17h17