Com o objetivo de aproximar empresas e entidades gaúchas e chilenas e buscar investimentos, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Sociedade de Fomento Fabril do Chile (Sofofa) e a Embaixada do Brasil em Santiago, realiza uma missão empresarial ao vizinho sul-americano, entre 3 e 7 de junho. A agenda na capital do país prevê um seminário bilateral, rodadas de negócios, visitas técnicas e reuniões estratégicas. “Acreditamos em um forte incremento da relação entre o Rio Grande do Sul e o Chile, além da tradicional parceria existente, com uma atuação de complementaridade, ampliando o diálogo do Mercosul com a Aliança do Pacífico”, afirma Petry, que lidera a comitiva de empresários gaúchos.

Sexto destino das vendas externas gaúchas, o Chile cresceu 4% no ano passado e, para 2019, a previsão é de um novo resultado positivo em sua economia, por volta de 3,5%, expansão que torna o país um mercado ainda mais atraente. Em 2018, o Chile comprou US$ 489 milhões em produtos gaúchos, um incremento de 5,58% na comparação com 2017. O RS exportou especialmente veículos, plásticos, máquinas e equipamentos e calçados. Em contrapartida, o Chile é o 17º país de origem das importações do Estado, principalmente produtos químicos.

Durante o seminário, em 4 de junho, serão apresentados os casos das empresas CMPC Celulose e Marcopolo como exemplos de negócios de sucesso entre as duas regiões. A CMPC é o maior investimento chileno em solo gaúcho, enquanto o Chile é o principal mercado para as exportações da Marcopolo. Serão abordados também as oportunidades e os benefícios proporcionados pelo do novo Acordo Amplo de Livre Comércio (ALC) assinado com entre Brasil e Chile, em novembro do ano passado.

A missão empresarial ao Chile ficou acertada em fevereiro, por ocasião da participação do embaixador do país Fernando Schmidt Ariztía, em evento esteve na FIERGS e, em encontro com o presidente Gilberto Porcello Petry e outros industriais, apresentou as oportunidades de negócios para o Rio Grande do Sul, especialmente a partir do Acordo Amplo de Livre Comércio (ALC) assinado com o Brasil em novembro do ano passado. Na ocasião, também ficou acertada a realização da missão empresarial gaúcha ao país.

Publicado sexta-feira, 17 de Maio de 2019 - 17h17