Você está aqui

Sistema FIERGS debate atualização da NR-1 e impactos para as indústrias

O Sistema FIERGS promoveu, nesta segunda-feira (25), a live “NR-1 na Prática – Gestão de Riscos Psicossociais e Legais”, realizada por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab), em parceria com o Sesi-RS e a Unisind, para debater os impactos da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entra em vigor nesta terça-feira (26). 

O encontro reuniu especialistas das áreas jurídica, ergonomia e segurança e saúde no trabalho, além de representantes da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRTE-RS), para discutir os desafios técnicos e operacionais relacionados à implementação das novas exigências pelas empresas. 

Durante a abertura, o diretor da FIERGS e coordenador do Contrab, Guilherme Scozziero, destacou a preocupação do setor industrial com a aplicação prática da norma, especialmente diante da subjetividade envolvendo os chamados riscos psicossociais e das dificuldades enfrentadas, principalmente, por pequenas e médias empresas. 

A programação contou com a participação de Thiago Guedes, assessor jurídico da FIERGS e conselheiro do Contrab; Gisele de Morais Garcez, conselheira do Contrab/FIERGS e especialista em relações sindicais; Cláudia Rafaela Basso, analista sênior do SESI-RS e especialista em ergonomia; e Bruna Quadros, auditora-fiscal do Trabalho e chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE-RS. 

Entre os principais pontos debatidos estiveram os impactos da atualização da NR-1 sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), os desafios de adequação das empresas e os cuidados necessários na implementação das medidas previstas pela norma. 

Publicado segunda-feira, 25 de Maio de 2026 - 17h17