Você está aqui

Os Bancos Sociais da FIERGS formaram, na última sexta-feira (15), 120 alunos nos cursos de qualificação e capacitação profissional, oferecidos gratuitamente, podendo ser realizados por grande parte da população carente. Somente em 2017, os Bancos Sociais formaram 515 alunos, em 12 cursos, distribuídos em 43 turmas. As aulas são ministradas por instrutores do Senai-RS, entidade que também confere a certificação aos alunos.


A última formatura de 2017 contou com depoimentos comoventes de alunos, retratando a experiência que tiveram no decorrer dos cursos. Um dos formandos a dar seu depoimento foi Will Docelus, nascido no Haiti, e que mora há um ano e quatro meses no Brasil “Agradeço a todos os brasileiros, agradeço a Deus e ao universo por terem me dado a oportunidade de estar aqui hoje com vocês”, disse. Will estudava na República Dominicana, mas precisou voltar para a sua família no Haiti, deixando para trás um diploma e um sonho. No Brasil, buscou uma entidade onde pudesse continuar estudando e conquistar um diploma. “Foi muito importante ter vindo para o Brasil e ter feito um curso gratuito e finalmente conseguir esse certificado, isso me deixa muito feliz e satisfeito” ressaltou ele, que conquistou o diploma de Pedreiro em Alvenaria, do Banco de Materiais de Construção, e já pensa em uma nova conquista para 2018, iniciar um curso universitário.

Após a realização dos cursos, a Fundação dos Bancos Sociais busca acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Também doa matéria-prima aos formandos dos Bancos de Vestuários e Mobiliários, para que possam dar continuidade aos seus trabalhos e gerar renda em suas comunidades. Os Bancos Sociais desenvolveram ainda parcerias para inclusão dos formandos no mercado de trabalho. Os Bancos de Vestuários e de Materiais de Construção mantem parcerias com o Sivergs, Instituto Cyrela e Sinduscon-RS, Auxiliam os  alunos, após formados, a se inserirem no mercado de trabalho.

Para se inscrever nos cursos dos Bancos Sociais é necessário ter 16 anos completos, Carteira de Identidade e CPF. Para os cursos de Qualificação Profissional é pré-requisito idade mínima 18 anos e a 4ª série do Ensino Fundamental. Mais informações: www.bancossociais.org.br/pt/Cursos ou (51)  3026-8020. As vagas são limitadas.

Publicado quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017 - 15h15