O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) projeta para 2018 uma aproximação com os sindicatos industriais. A intenção é propagar o uso de ferramentas de gestão de inovação e curadoria de tendências por meio da educação da alta gerência. “Também haverá ações para fortalecer a educação empresarial na área do desenvolvimento comportamental, com coaching individual e em grupos”, destaca o superintendente do IEL-RS, Carlos Zuanazzi. Em 2017, o IEL atendeu 1,06 mil indústrias e realizou 764 horas prestadas em assessoria e consultoria, totalizando 3,97 mil inscrições em programas de capacitação e atualização.

Neste sentido destacam-se os cursos de educação executiva Liderança Inovadora na Execução da Estratégia, realizado em junho, e o Liderança, Engajamento e Crescimento, em setembro, destinados a CEOs, presidentes, diretores, membros de conselhos administrativos e executivos de empresas. Os dois cursos tiveram parceria da Insper Educação Executiva. A Cultura do Coaching foi abordada no Diálogos para o Futuro e no workshop de Desenvolvimento do Potencial Humano que teve gestores de Recursos Humanos como alvo. Criar o Futuro foi o desafio do 5º Fórum de Inovação realizado em outubro que procurou fazer cenários com condução de atividades interativas pela fundadora da Tabblers, Catarina Papa.

O Programa de Estágios do IEL firmou contrato com 62 empresas e encaminhou 644 estagiários em 2017. “Para 2018, o IEL seguirá aproximando os estudantes do mundo do trabalho, com ênfase na indústria”, ressalta Zuanazzi, explicando que foram 2,8 mil inscrições em Programas de Desenvolvimento de Talentos. O evento Talentos em Debate reuniu 650 jovens no auditório da Unisinos, dentro da Semana do Empreendedorismo e Inovação, e abordou o empreendedorismo e consumo com a cofundadora da Mastertech, Camila Acchutti.

Outra vertente com forte atuação do IEL-RS são as consultorias em Inovação que geraram 50 atendimentos a empresas com 764 horas de consultoria. Também merece destaque o Grupo de Boas Práticas que busca gerar oportunidades para que os empresários possam se reunir para trocar experiências, realizar networking e ampliar conhecimentos em gestão da inovação, empresarial e de pessoas. Foram realizados quatro encontros com participação de 70 empresas. No fim do ano, foi lançado o IEL na Estrada, que terá continuidade em 2018, com capacitações baseadas na prática e experimentação. Duas edições foram realizadas em Rio Pardo em novembro e dezembro, alcançando 45 participantes. Para o próximo ano, estima-se realizar dez edições no Estado dos cursos Educação e Liderança; Criatividade, Empreendedorismo e Inovação; e Você Protagonista do seu Futuro.

Publicado quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017 - 16h16