O 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA 2017), que será realizado entre 12 e 14 de novembro, em Porto Alegre, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), já mobiliza os representantes de empresas que devem torná-lo um dos maiores da história. Na semana em que a FIERGS lidera nacionalmente a missão empresarial à Feira Anuga (de 7 a 11 de outubro), na cidade de Colonia, o presidente Gilberto Porcello Petry e o diretor André Meyer da Silva cumprirão uma agenda extraordinária para se aproximar ainda mais dos parceiros alemães interessados nas oportunidades de negociações com indústrias brasileiras de diversos segmentos de produção.

Organizado com a orientação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), e com a parceria da BDI, a entidade que congrega a indústria alemã, a expectativa é a de que mais de 2 mil pessoas, principalmente empresários, executivos, representantes do poder público e diplomático participem do Encontro na FIERGS. Localmente, o evento conta também com a parceria da ApexBrasil, do governo do Estado do Rio Grande do Sul, da prefeitura municipal de Porto Alegre e os apoios do Sebrae/RS e da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre (AHK-RS).

O EEBA ocorre anualmente, sendo alternada a sua sede entre o Brasil e a Alemanha. No ano passado, ocorreu em Weimar, na região da Thuríngia. Para 2017, os pontos mais estratégicos do evento devem ser a expansão dos negócios no exterior, promoção de produtos e projetos das empresas participantes, desenvolvimento de novos projetos, acesso a novos mercados e multiplicação de oportunidades.

Entre os compromissos que Petry terá na Alemanha está confirmada a presença, no dia 6 de outubro, na recepção para os representantes de países da América Latina com autoridades de Berlim, Bruxelas e do estado de NRW (Norte da Renânia Westfalia), em especial de Colonia. O evento é organizado pelo Latino Hub Renânia e a anfitriã, Hildegard Stausberg, é a colunista do jornal alemão Die Welt. Já no dia seguinte, a agenda inclui um encontro fechado com a prefeitura de Colonia. No dia 10 de outubro, a FIERGS deverá conhecer o grupo de trabalho anfitrião para o EEBA 2018, que justamente será em Colonia, e que deve ter uma comitiva em novembro, em Porto Alegre.

Com informações da Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS, o presidente da FIERGS poderá esclarecer para os empresários alemães sobre o cenário brasileiro, que passa por um período de intensos ajustes em suas bases, visando à aceleração da atividade. Nesse contexto, as perspectivas para o futuro do País são bastante positivas. A taxa básica de juros (Selic) está atualmente em 8,25% a.a., sendo o menor valor desde 2013 e representando uma queda de seis pontos percentuais desde outubro de 2016, resume o estudo preparado pela UEE.

Até o fim deste ano, a previsão é de que a taxa chegue ao patamar de 7,5% a.a.. Além disso, a inflação acumulada nos últimos 12 meses, até agosto, foi de 2,5%, consistindo no menor valor desde fevereiro de 1999 e apresentando perspectivas bastante positivas para o futuro no curto prazo. Por outro lado, as melhorias nos principais indicadores macroeconômicos deverão ser acompanhadas por um crescimento de 0,6% no PIB brasileiro nesse ano, decretando oficialmente o fim da recessão.

CENÁRIO BRASILEIRO
Conhecidas publicamente com ampla divulgação da imprensa, diversas reformas foram realizadas e outras estão sendo gestadas pela equipe econômica do governo federal,  alterando alguns dos fundamentos da economia brasileira, especialmente no que tange ao controle dos gastos públicos, ressalta o documento da FIERGS. O Executivo opera atualmente com a regra imposta pela "PEC do Teto dos Gastos Públicos", que limita o aumento dos gastos primários da União à inflação do ano anterior pelos próximos 20 anos. Além disso, foi aprovada a Reforma Trabalhista, que aumenta a segurança jurídica ao fazer prevalecer o negociado sobre o legislado, entre outras mudanças efetuadas visando à modernização das relações entre empregadores e empregados.

O governo federal deverá também pautar ao longo dos próximos meses a Reforma da Previdência e a Reforma Tributária, bem como uma nova lei de recuperação judicial de empresas e de falências. Outras mudanças importantes foram efetuadas nos setores de exploração de petróleo e de aviação. Em relação ao primeiro, não há mais obrigatoriedade da participação da Petrobras na exploração de petróleo da camada pré-sal. No que tange ao setor de aviação, houve aumento do limite para a participação estrangeira, de 20% para 100%. Além disso, o governo também sinalizou o desejo de flexibilizar a aquisição de terras brasileiras por estrangeiros, com o objetivo de atrair investimentos internacionais ao País a fim de dinamizar a economia nacional.

EEBA 2017
Ao longo dos três dias de programação do EEBA 2017, haverá espaço para rodadas de negócios, mostra de produtos industriais, debates, seminários, visitas técnicas, integração e até mesmo atividades culturais e gastronômicas. As rodadas, chamadas de Matchmaking, já estão com inscrições abertas. Elas podem ser feitas pelo site www.eeba2017.com. Entre as opções, há seis segmentos industriais prioritários: Energias Renováveis, Saúde, Tecnologia da Informação (TIC), Couro e Calçados, Química e Petroquímica e Alimentos Orgânicos e Funcionais. Além disso, com a coordenação do governo do Rio Grande do Sul, com o InvestRS, haverá uma extensa área específica para informações, acesso a dados econômicos e análises que são relevantes aos interesses de atração de investimentos estrangeiros. O EEBA 2017 conta com os patrocínios de  Commerzbank, Fraport, Gerdau, Stihl, Bayer, Ibravin e Wines From Brazil.

Publicado quinta-feira, 5 de Outubro de 2017 - 15h15