Você está aqui

Senai-RS recebe concessão de patentes de Cadeira de Rodas Off Road e Calçado Ecológico

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial concedeu patente para dois projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS): a Cadeira Off Road e o Calçado Ecológico. Essas foram as duas primeiras patentes obtidas pelo Senai gaúcho e já estão disponíveis para possíveis parcerias com empresas. O primeiro, elaborado no Senai Automotivo, foi depositado em 2009 e trata-se de uma cadeira de rodas para deslocamento em terrenos irregulares. Ela conta com estrutura apropriada para o correto e confortável posicionamento do cadeirante. A ideia da concepção foi a inclusão de pessoas com limitações físicas em atividades de lazer ao ar livre.

O Calçado Ecológico, desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, foi depositado em 2006. A patente compreende o processo de produção de calçado usando insumos ambientalmente corretos e manufaturados na fabricação. O objetivo é minimizar os impactos gerados pelo produto ao longo de seu ciclo de vida. O processo prevê a redução do uso de energia, de água e de resíduos sólidos, eliminação do uso de solvente orgânico, com reclassificação geral dos resíduos sólidos passando de classe I  (resíduos perigosos) para classe II (não perigosos).

O Senai-RS conta ainda com 13 pedidos de patente depositados no INPI, sendo cinco somente da instituição e oito, em coautoria. “A inovação integra permanentemente o dia a dia do Senai-RS. Trabalhamos com soluções, buscando atender não só lacunas de produtos, como também de processos, por meio de pesquisas em laboratórios e também em salas de aula”, destaca o diretor-regional Carlos Trein.
 

Publicado quarta-feira, 5 de Abril de 2017 - 14h14