Uma comitiva da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do governo do Estado esteve presente, na noite desta quinta-feira (23), em uma reunião que marcou a Assembleia Geral Ordinária da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, no Espaço Transatlântico, em São Paulo. Na ocasião, o presidente da FIERGS, Heitor José Muller, apresentou o 35º Encontro Econômico Brasil e Alemanha 2017 (EEBA) e aproveitou para convidar os participantes ao evento, que será realizado entre 12 e 14 de novembro, na sede da entidade, em Porto Alegre.

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, além do coordenador do Conselho de Assuntos Legislativos da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, também integraram a comitiva gaúcha.

Para um público formado por cerca de 80 pessoas, incluindo o presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Wolfram Anders; o embaixador do país no Brasil, Georg Witshel; e o presidente da Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, Everson Oppermann, além de representantes de empresas alemãs que atuam no Brasil, Müller destacou que o EEBA 2017 é o principal evento do ano na agenda entre as duas nações. Enfatizou as similaridades entre Rio Grande do Sul, São Paulo e Alemanha. “Somos regiões altamente industrializadas e diversificadas, temos fortes laços culturais e representamos juntos cerca de 30% das exportações para a Alemanha. Há um potencial enorme para novos negócios em setores como biocombustíveis, energias renováveis, tecnologias da informação, indústria naval, entre outros”, exemplificou.

Durante a apresentação, o presidente da FIERGS citou ainda a decisão recente do grupo alemão Fraport de investir no Rio Grande do Sul, ao vencer o leilão de concessão para administrar o Aeroporto Internacional Salgado Filho pelos próximos 25 anos. Ao final, Müller reiterou o convite aos participantes para vivenciar o EEBA 2017, suas oportunidades de negócios com rodadas, encontros, palestras, mostra de produtos e empresas, além de toda uma programação especial sobre setores econômicos e perspectivas para o futuro nas negociações entre os dois países.

Crédito foto: AHK – SP Carlo Ferreri

Publicado sexta-feira, 24 de Março de 2017 - 15h15