Industriais gaúchos encolhem investimentos em 2017

A intenção de investimento dos industriais do Rio Grande do Sul é a menor desde 2010 e se o número elevado de projetos cancelados e/ou adiados por tempo indeterminado em 2016 se repetir, teremos um recorde em 2017. Os empresários estão cautelosos, como mostra pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta terça-feira (14). “A principal razão é a incerteza econômica, a ociosidade elevada e o alto custo do crédito. Esses fatores fizeram com que os investimentos fossem adiados e os realizados, em sua maioria, foram com recursos próprios”, afirma o presidente da entidade, Heitor José Müller.

A pesquisa anual de Investimentos na Indústria no Rio Grande do Sul foi realizada entre 21 de novembro e 9 de dezembro. Em 2017, apenas 59,9% das empresas consultadas pretendem investir. A maior parte das iniciativas (68,3%), entretanto, deverá se concentrar nos projetos já em desenvolvimento. A incerteza econômica é o motivo da cautela para a maioria dos entrevistados (92,2%), seguida pela reavaliação da demanda/ociosidade elevada (64,2%) e o custo do crédito/ financiamento (43,2%).

Entre as indústrias que pretendem investir, a compra de máquinas e equipamentos deve ser a principal razão (91,7%). As aquisições de importados serão maioria (78,8%), mas devem recuar na comparação com anos anteriores.

Os investimentos seguirão direcionados prioritariamente ao processo produtivo (40,7%), introdução de novos produtos (20,3%) e aumento da capacidade da linha atual (19,5%). A principal meta seguirá atender ao mercado doméstico (62,3%).

Principais resultados de 2016
Apenas 62,2% das empresas da indústria de transformação investiram em 2016, menor valor desde o início da pesquisa, em 2010. As compras de máquinas e equipamentos registraram resultados semelhantes ao de 2015 (87,2%), sendo que o processo de substituição das importadas pelas nacionais ganhou força. A dependência de recursos próprios para investimentos foi recorde (73,7%).

Publicado Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2017 - 16h16