FIERGS reforça ações no interior do RS em 2017

As articulações da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) estão presentes em diversas cidades do Estado. Neste ano, a entidade planeja levar reuniões para mobilizar os empresários em quatro regiões gaúchas. A primeira está agendada para o mês de abril, com data a definir, em Santa Maria, e deve integrar também o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As outras três regiões do Estado contempladas pela iniciativa serão confirmadas ao longo do ano.

A ação é promovida pelo Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi), com o objetivo de ouvir as demandas locais e aproximar a FIERGS das indústrias de pequeno e médio porte, sindicatos, associações e câmaras industriais. Nos encontros, ocorre a apresentação do Sistema FIERGS, as ações realizadas pelo Copemi e suas estruturas técnicas – Grupo Temático de Governança Corporativa e Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) –, além dos principais temas que estão em pauta no setor. Neste ano, a entidade vai reforçar o atendimento às demandas de cada região e, em parceria com o Senai, Sesi e IEL, desenvolverá pautas propositivas com os industriais, para contribuir com a melhoria do ambiente de negócios.

O envolvimento do Sesi, Senai e IEL será também para estender os serviços a outras áreas de apoio à indústria e dar continuidade aos atendimentos após a reunião, mantendo um contato mais próximo, devido à presença das unidades do Sesi e do Senai nos municípios. A mobilização com os empresários prevê ainda a apresentação de cenários e tendências que impactarão o futuro das indústrias locais.

No ano passado, foram realizados três encontros regionais: no Vale do Rio Pardo (em Venâncio Aires), na Região Metropolitana (em São Leopoldo) e Planalto (Passo Fundo). Após as reuniões, em cada região houve desdobramentos em ações de acordo com as demandas locais. No Vale do Rio Pardo, por exemplo, foi realizado Workshop Planejamento Patrimonial e Sucessório, em Santa Cruz do Sul. E neste ano, em março, ocorrerá o evento "O BNDES Mais Perto de Você", em Passo Fundo. A ação, que é fruto da reunião com a FIERGS, terá o intuito de apresentar as linhas de financiamento do banco mais adequadas às necessidades de micro, pequenas e médias empresas, incluindo apoio à exportação e com destaque para o Cartão BNDES.

Publicado segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2017 - 14h14