FIERGS é primeira instituição a receber certificado de acessibilidade universal em Porto Alegre

Áreas de estacionamentos especiais para pessoas com deficiência, idosos e gestantes, rampas, pisos táteis, balcões e elevadores com painéis rebaixados, banheiros adaptados, plataformas elevatórias, intérpretes de libras em eventos e sinalização em braile. Por conta desses investimentos em infraestrutura, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) recebeu na manhã desta terça-feira (24) o Certificado de Acessibilidade, concedido pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis). É a primeira vez que uma instituição da capital é aprovada em todos os quesitos estabelecidos pelo decreto municipal 15.752, de 5 de dezembro de 2007 e reconhecida por oferecer acessibilidade universal.

Trinta estabelecimentos porto-alegrenses foram contemplados com o Selo de Acessibilidade – recebido pela FIERGS em 2013. “As empresas que recebem os selos junto conosco são protagonistas de um novo mundo, no qual as diferenças, em vez do preconceito, estimulam a integração e a cooperação. Essas empresas e seus empreendedores devem ser vistos como símbolos da inclusão social em nossa cidade. São exemplos até para os setores públicos, cujas repartições não dispõem de tão grande aparato de acessibilidade. Os requisitos cobrados das empresas nem sempre são aplicados nos prédios e instalações governamentais. Portanto, a iniciativa privada está, mais uma vez, à frente de transformações tão importantes para a vida em sociedade”, destacou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

A iniciativa busca estimular a qualificação dos estabelecimentos da cidade, a fim de que ofereçam uma estrutura adequada para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, obesos e pessoas com deficiência. “Por meio desse selo e certificado, valorizamos elementos e soluções céleres para a promoção da acessibilidade, é um reconhecimento à união do poder público e da sociedade civil. Um grande passo para tornar Porto Alegre a cidade da inclusão”, comentou o secretário da Smacis, Raul Cohen. A atleta paralímpica de esgrima Mônica da Silva Santos participou do evento e aproveitou para conhecer de perto as adaptações feitas na sede da FIERGS.  “Fiquei impressionada com toda a estrutura, é difícil encontrar adequações tão completas como essa, mas estamos no caminho certo”, opinou. Também foram homenageadas personalidades que promovem a inclusão na capital gaúcha.

Publicado Terça-feira, 24 de Novembro de 2015 - 14h14