ICEI-RS revela falta de perspectiva para indústria gaúcha sair do quadro recessivo

Os dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) de setembro divulgado nesta quinta-feira (24), pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revelam que não há até o momento qualquer perspectiva de mudança na tendência recessiva do setor no Estado. Tal sentimento fez o ICEI-RS cair de 37,4 pontos em agosto para 36,6 pontos em setembro, atingindo o segundo menor nível da série histórica iniciada em 2005, à frente apenas do mês de março de 2015 (35,7 pontos). “Os empresários continuam percebendo forte deterioração da situação da economia brasileira, bem como nenhuma indicação de mudança nesse quadro. A razão para o alto grau de pessimismo é uma combinação de fatores negativos: recessão, inflação, ajuste econômico contracionista, elevação de custos de produção e instabilidade política”, observa o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

O principal motivo para a queda da confiança foi a deterioração na percepção dos empresários sobre as condições atuais (de 30,7 em agosto para 29,2 pontos este mês). Impactadas, especialmente, pela piora na situação da economia brasileira (de 20,5 pontos para 18,8 na passagem mensal). As condições da empresa também se agravaram (de 35,8 para 34,7 pontos no período), assim como da economia gaúcha, de 18,2 para 16,9.

O Índice de Expectativas para os próximos seis meses em setembro praticamente repetiu a pontuação do mês anterior: 40,5 pontos. O grande pessimismo com o futuro da economia brasileira (27,7) sustenta o índice geral. Para a economia gaúcha, o resultado é ainda inferior (24,6 pontos). As expectativas em relação à própria empresa (46,8) também seguem no terreno negativo.

Por ter ido a campo de 2 a 14 de setembro, a pesquisa deste mês repercutiu apenas parcialmente a perda do grau de investimento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s, no dia 9. Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

Publicado quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 - 10h10