Para FIERGS, aumento dos juros penaliza o setor produtivo

“O Brasil passa por um momento de ajuste necessário, mas um novo aumento na taxa de juros continuará a penalizar o setor produtivo. Na tentativa de equilibrar a economia, estamos observando o governo federal adotar políticas contracionistas em um ambiente de queda da produção e de aumento do desemprego. Se as projeções de perda do grau de investimento pelo País se confirmarem, o cenário econômico com juros e inflação elevados impedirá ainda mais a retomada da atividade econômica”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, nesta quarta-feira (29), ao avaliar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de subir a Selic em 0,50 ponto percentual, totalizando 14,25% ao ano.

O presidente da FIERGS salientou ainda que o cenário macroeconômico nacional vem se deteriorando. No acumulado de 12 meses, a produção industrial brasileira teve retração de 5,3% e as vendas do comércio varejista recuaram 5%. No mercado de trabalho, a situação é similar. Em junho, por exemplo, foram fechadas 111,2 mil vagas, enquanto no mesmo mês de 2014 houve a criação de 303,5 mil postos.

Publicado quinta-feira, 30 de Julho de 2015 - 10h10