Líderes empresariais da FIERGS, Farsul, Fecomércio e Federasul se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella, nesta quarta-feira. A reunião, convocada pelo parlamentar, discutiu o Projeto de Lei 222 2014, enviado à Casa pelo governo do Estado em regime de urgência, e que trata do reajuste de 16% para o Salário Mínimo Regional. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, participou do encontro, que contou também com representantes do SindPoa, CUT, Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Comando Geral dos Trabalhadores (CGTB), entre outras entidades.

“A FIERGS se empenha em mostrar à sociedade gaúcha que as perdas com o piso regional são muito maiores do que os ganhos. O seu valor atualmente se encontra 19,9% acima do Salário Mínimo Nacional. Esta distância só aumenta desde 2010, quando era de 7,2%. A existência deste piso faz crescer os custos do trabalho no Rio Grande do Sul, retirando a nossa competitividade”, afirmou Heitor José Müller.

O presidente Sossella ressaltou que a Assembleia Legislativa está aberta para discutir o tema. “Nosso objetivo é sempre de estimular o debate para que se chegue a um consenso. Sabemos das dificuldades das indústrias e em contraponto, das necessidades dos empregados. É uma situação que pede bom senso, principalmente para que haja agilidade nas negociações”, disse o deputado, registrando que existe disposição para receber novamente o grupo. “O encontro serviu especialmente para que se pudesse expor as dificuldades, que acabam sendo dois lados de uma mesma moeda. O parlamento cumpre o papel de mediar essa discussão. Percebemos uma flexibilização da postura em ambos os lados, e que há disposição para o diálogo e busca de consenso, o que esperamos que aconteça”, avaliou.

Foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 27 de Novembro de 2014 - 11h11