Presidente da FIERGS aborda a responsabilidade dos governantes eleitos

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, participou nesta quarta-feira de reuniões empresariais e palestras em duas cidades do interior do Estado. O Cenário Político e a Agenda Empresarial foi o tema abordado pelo industrial nos encontros com a Câmara Empresarial e Cultural (Cicas), em Lagoa Vermelha; e com a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio em Passo Fundo (Acisa). “A sociedade demanda e merece a coragem dos eleitos de realizarem as reformas e ajustes que o País e o Rio Grande do Sul precisam com urgência. O baixo crescimento da economia brasileira requer em 2015 uma correção de rota”, salientou Müller, lembrando que existem propostas elaboradas pelas Federações Industriais e encaminhadas aos presidenciáveis ainda durante as eleições pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Um dos pontos levantados pela FIERGS é a clarificação da legislação trabalhista. “A ausência de regras claras e a insegurança jurídica estimulam a controvérsia e o conflito, gerando um ambiente de desconfiança”, observou, ao destacar, ainda, a necessidade de se “avançar na modernização, combinando a ênfase na proteção do trabalhador com o foco na competitividade do setor empresarial.” Müller lembrou que, em 2013, tivemos no País 3,6 milhões de ações trabalhistas, o que equivale a 2 mil ações por hora, levando em conta o cálculo por dias úteis e com uma jornada de sete horas. Outra proposta da FIERGS, segundo Heitor José Müller, é extinguir o alto custo da burocracia nacional.

Após a reunião-almoço em Lagoa Vermelha, Heitor José Müller visitou as indústrias de móveis Divicar e Barcellona, além das obras da escola do Senai no município. “Nós, como lideranças, precisamos cobrar dos nossos representantes, só assim seremos ouvidos”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Lagoa Vermelha, Valterez Ferreira da Silva.

Em Passo Fundo, o presidente da FIERGS foi palestrante em um evento da empresa BS Bios. Durante a apresentação, Müller ressaltou a responsabilidade dos novos governantes eleitos. “Não é mais possível que cada político pense apenas no período do seu mandato. O que a sociedade espera é a conduta de estadista: decidir em função do que vai ocorrer no longo prazo e zelar pelas próximas gerações. Somente assim a sociedade terá dos eleitos as respostas que efetivamente merece. A FIERGS e o CIERGS estarão vigilantes para que as responsabilidades sejam efetivamente cumpridas”, concluiu.

Foto: Dudu Leal
Publicado quinta-feira, 20 de Novembro de 2014 - 17h17