Feira Zero Grau movimenta setor calçadista na Serra Gaúcha

"O setor calçadista é um patrimônio do Rio Grande do Sul. Apesar das dificuldades enfrentadas, o segmento se renova a cada ano com lançamentos, inserção de novas tecnologias e formas de produzir, que modernizam a indústria a cada instante". A afirmação foi feita pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, na abertura da Zero Grau − Feira de Calçados e Acessórios, no Serra Park, em Gramado, que apresenta as tendências para o inverno de 2014. "Feiras como essa movimentam a economia de toda a região e mostram que mesmo com a alta do mínimo regional acima da inflação, a concorrência com países que não cumprem leis trabalhistas e a alta carga tributária, é preciso se manter", completou.

Em relação às exportações para a Argentina, Müller destacou ser urgente que os empresários busquem mercados alternativos para absorver, pelo menos, parte das vendas para o país vizinho. As barreiras argentinas prejudicam muito as indústrias calçadistas, pois elas dependem da moda e da estação do ano, e perdem o valor quando ficam presas na alfândega. "É preciso elaborar um plano B, não podemos depender apenas da Argentina", opinou.

Esta é a terceira edição da Zero Grau, com 296 empresas expondo produtos de mil diferentes marcas − um crescimento de 80% em relação a 2012. "Nesses três anos, a Zero Grau se consolidou e estamos apenas 28% menor que o já tradicional Salão Internacional do Couro e do Calçado", lembrou o diretor da Merkator, empresa organizadora, Frederico Pletsch. A expectativa é de que 18 mil visitantes circulem pelos pavilhões do Serra Park até quarta-feira (20).

Publicado segunda-feira, 18 de Novembro de 2013 - 0h00