Sesi recebe adesão da Ecovix ao Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas

A empresa Ecovix − Engevix Construções Oceânicas, de Rio Grande, aderiu na tarde desta quinta-feira (7) ao Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família, parceria do Sesi-RS com a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes). O contrato foi assinado na cidade de Rio Grande pelo diretor superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, e o diretor geral do Estaleiro, Heder Clemente dos Santos. "O projeto proporciona a melhoria dos indicadores de saúde e segurança dos trabalhadores por meio da prevenção. Nesse sentido, com os conhecimentos e reflexões oferecidos é possível observar entre os trabalhadores atitudes e comportamentos mais saudáveis, além do adequado encaminhamento aos dependentes", afirmou Lisboa.

A metodologia já foi aplicada em 100 empresas do País e nove do Conesul, abrangendo mais de 153 mil colaboradores. "Foi verificada a redução de 9% no consumo de álcool. Além disso, houve diminuição de 8% no número de faltas, 32% nos atrasos e 27% em acidentes de trabalho", salienta Lisboa. Baseado na prevenção, o projeto não visa aos dependentes químicos, mas a todos os trabalhadores. Para sua implantação, a empresa é capacitada para trabalhar atividades de prevenção, por meio de comitês e desenvolvendo habilidades de abordagem com os líderes e área de saúde, segurança e medicina do trabalho.

Também são realizadas pesquisas que subsidiam a empresa na criação de seu próprio projeto e que mostra os resultados obtidos ao seu final, além de proporcionar o monitoramento das ações realizadas. O projeto também prevê a construção de uma política que regulamenta o uso de drogas na empresa, os recursos disponibilizados para o tratamento e prevenção e os comitês que irão desenvolver o projeto. A Ecovix conta hoje com 3,4 mil trabalhadores.

Publicado quinta-feira, 7 de Março de 2013 - 0h00