Você está aqui

Senai-RS vai ampliar oferta de cursos em Rio Grande

Aumento será possível com a utilização de nova estrutura cedida pelo governo do Estado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul vai aumentar o atendimento na cidade de Rio Grande, na metade Sul do Estado. Foi assinado na tarde desta terça-feira (8) um termo de cessão do prédio onde funcionava a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) pelo governo do Estado à entidade, que aumentará a capacidade de oferta de cursos na cidade.

Por um período de 20 anos, o prédio vai abrigar cursos, não apenas voltados ao polo naval, mas de diversos segmentos industriais com demanda na região. "A utilização dessa estrutura vai agilizar o processo de qualificação no Sul. O treinamento de pessoas é indispensável para o desenvolvimento do polo naval e da economia gaúcha como um todo", destacou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. Ele lembrou que o Senai conta com um laboratório de soldagem no município que, inclusive, com oferta de cursos de madrugada para atender às necessidades dos trabalhadores e das indústrias. O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, declarou que "essa parceria é de grande valor, pois fortalece e proporciona ainda mais competitividade para a indústria do Rio Grande do Sul e fornece um destino produtivo para a estrutura".

Dentro de quatro meses serão realizadas melhorias e adequações do local. Nesse período, os cursos serão ministrados em um prédio da prefeitura municipal de Rio Grande. O diretor regional do Senai, Jozé Zortéa, lembrou que a instituição está trabalhando em todo o Rio Grande do Sul no sentido de alinhar ainda mais as escolas às demandas e realidade do mercado industrial. Entre os que participaram do encontro também estiveram o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, o coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da FIERGS (CCPGE), Oscar de Azevedo, e o diretor da FIERGS, Airton Zoch Viñas.

Publicado Terça-feira, 8 de Janeiro de 2013 - 0h00